Sendo assim, a interconexão entre o consumo exacerbado e a questão dos refugiados ambientais é evidente: o excesso de consumo contribui para a emissão massiva de gases de efeito estufa, agravando o aquecimento global e aumentando a frequência de eventos climáticos extremos. Isso resulta em inundações, secas e tempestades que forçam comunidades a abandonarem suas terras em busca de segurança. O consumismo, portanto, figura como uma das principais causas por trás do surgimento dos refugiados ambientais.
Desta forma, “Interestelar” ilustra essa relação entre o consumismo e desafios ambientais ao retratar uma catástrofe ecológica causada pela exploração irresponsável dos recursos naturais. A humanidade no filme enfrenta a extinção, alertando dramaticamente sobre os perigos do consumismo desenfreado. A obra oferece uma representação vívida de como a exploração indiscriminada dos recursos naturais pode levar a uma crise ambiental que afeta diretamente a vida das pessoas, resultando na migração forçada e na emergência dos refugiados ambientais.
Com isso, a mudança de paradigma em relação ao consumo responsável é crucial para mitigar os impactos prejudiciais do consumismo descontrolado. Para isso, devemos urgentemente reavaliar nossa relação com o consumismo e adotar práticas mais sustentáveis para evitar crises futuras. Nesse contexto, torna-se imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente assuma um papel protagonista na luta contra a questão dos refugiados ambientais, promovendo políticas que abordem o consumo responsável e a proteção dos ecossistemas naturais. Somente através de uma ação coletiva e direcionada poderemos mitigar os impactos prejudiciais do consumismo descontrolado e proteger nosso planeta, garantindo então que toda população existente tenha a longo prazo uma boa qualidade de vida, mantendo todo o ecossistema ambiental preservado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada