A princípio, a carência de conhecimentos em prol ao meio ambiente mostra-se um dos desafios que fomentam a dificuldade para consolidar o problema. Acerca disso, para Nelson Mandela a educação é a ferramenta mais valiosa que se pode usar a fim de mudar o mundo. Sob essa ótica, os conhecimentos, ao menos básicos, sobre cuidados ambientais são fundamentais e primordiais para superar o tema, visto que, mudanças climáticas são mediante ao Aquecimento Global, que em si, é resultado da poluição entre outras ações antropológicas. E dessa forma, todos tendo acesso a esta educação terá mais conscientização em atitudes que prejudiquem os ecossistemas. Logo, é preciso haver a prática oficial do ensino em massa para assim promover a baixa nas mudanças naturais.
Nesse viés, o descuidado do poder público torna-se também um entrave a ser superado para consolidação do tema. Diante de dados divulgados pelo Banco Mundial, mais de um terço da população latina-americana sairá de seu país para fugir das transformações climáticas. Assim, sabe-se que os mesmos optam pela evacuação diante da falta de auxílio e segurança pelo governo, e a medida em que se agravam mais suas condições de vida, tende-se a preferir moradia em países a fora que apresentem melhores condições. Por conseguinte, enquanto o descaso público acontece, o surgimento de mais refugiados será uma realidade.
Portanto, a necessidade de adotar as devidas medidas para superar os desafios das condições de sua precariedade social. Para isso, o poder governamental seguido do Legislativo e executivo deve criar uma lei que garanta e fixe com rigidez a execução do ensino ecossistêmico nos institutos escolares e a implementação obrigatória nas mesmas, a fim de garantir maior conscientização nos jovens e, automaticamente, aos adultos na preservação sustentável. Paralelamente, fornecendo maior auxílio aos refugiados com projetos sociais e, com a ajuda da mídia tendo-se a maior divulgação e de palestras motivando mais pessoas à iniciativa. Talvez assim, a população brasileira e também mundial note a execução do Artigo um da confederação de 1988 sendo exercida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.