Por Anne24
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Na obra literária "Feios", do escritor Scott Westerfeld, é retratado uma sociedade em que a beleza natural dos indivíduos é tida como desprezível e, isso faz com que as pessoas busquem formas de alterar sua imagem , seja por filtros ou procedimentos estéticos. De modo análogo ao livro, a juventude brasileira é vítima do uso de filtros em redes sociais que produzem reflexos na formação da sua autoimagem. Nesse viés, o uso de filtros promove a distorção de imagem que, por sua vez, gera problemas na autoestima desses jovens.

Em primeira análise, cabe ressaltar que os filtros utilizados para as fotografias e filmagens nas redes sociais viabiliza distorções de imagem nos jovens. Segundo Bellizia, CEO do hospital Santa Mônica, os filtros são ferramentas que utilizam efeitos de câmera acoplados a recursos de tecnologia de realidade aumentada para modificar a imagem real. Tal recurso possibilita a alteração das características de um indivíduo, a exemplo a cor dos olhos e o formato do rosto e, assim, faz com que a juventude que o utiliza se veja de uma forma distorcida e irreal , o que favorece o surgimento de distúrbios que afetam a autoimagem - alimentares e emocionais, por exemplo - , tendo em vista que esses jovens querem ficar igual ao mostrado nos filtros. Assim sendo, é essencial que haja um controle sobre esses filtros para que não venham ter reflexo negativo sobre a juventude brasileira.

Por conseguinte, a problemática supracitada traz prejuízos à autoestima da mocidade. Dessa forma, os filtros geram nos jovens o desejo de atingir um padrão de beleza pré-estabelecido pela sociedade que determina a simetria do rosto como o ideal e, ao comparar sua imagem real com a imagem do filtro, o jovem se sente inferior e menospreza a sua beleza natural. Posto isso, o mesmo ocorre na obra "A Metamorfose", do escritor alemão Franz Kafka, em que Gregor, ao se metamorfosear em um inseto gigante, rebaixa a sua autoimagem e não sai mais de seu quarto. Logo, é crucial uma medida do governo para evitar consequências tão drásticas como a de Gregor.

Infere-se, portanto, que o uso de filtros nas redes sociais traz reflexos negativos para a autoestima da juventude brasileira. Por isso, é imprescindível que o Estado, em parceria com a mídia, promova companhas que incentive o não uso de filtros nas redes sociais, por meio de palestras e pôsteres, que irão explicar os perigos de os jovens utilizar exacerbadamente esses recursos, com fito de impulsionar a divulgação da beleza natural e promover pontos positivos na autoimagem da juventude brasileira. Desse modo, o Brasil não terá uma população escrava de meios para alterar a imagem real, como em "Feios".




Podem corrigir por favor?
@Fernando202 @iBrNick @PATOROCO @gabrielromao @Castru @Aluna39 @Pedro017 @OlrenBeat

@OlrenBeat obrigada pela última correção :D
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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