Avatar do usuário
Por RafaNaBase
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55129
A maior importância da cidadania

Quanto mais valorizada for a cidadania, menor será a violência local, visto que, a cidadania é a execução dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país. Não obstante, convém analisar a realidade brasileira nesse quesito, pois dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde mostram o Brasil com uma das maiores taxas de violência no mundo. Para amenizar tal situação, é necessário entender seu contexto histórico e a desigualdade social contemporânea.

Historicamente, documentos mostram que a população brasileira, durante o Período Joanino, era predominantemente composta por escravos africanos e por indígenas, tratados violentamente. Conforme o transcorrer dos anos, a violência foi diminuindo devido à participação brasileira na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que reconhece o respeito a outrem, e posteriormente, a aprovação da Constituição de 1988. Análogo a isso, todo o cidadão brasileiro possui direitos sociais para viver em plena cidadania, o que reforça uma ideia de proteção ao indivíduo. Dessa forma, havendo autoridades que controlem a efetividade disso, a violência será reduzida em todas as camadas sociais da nação.

Além disso, países emergentes são marcados por um crescimento populacional mal planejado, o que favorece as desigualdades sociais. A partir disso, ao afirmar “Estamos em constante processo de mudança”, Paulo Coelho introduziu um conceito fundamental para a formação de elementos sociais. Assim, a moradia é algo vital para todo ser humano, e por esses motivos, foram criadas favelas nos principais centros do Brasil, tendo seu crescimento influenciado por causa da má distribuição de renda, recurso essencial para viver. Nesse contexto, as taxas de violência são maiores em regiões com controle político reduzido, por haver grande discrepância entre a realidade e a execução constitucional.

Depreende-se, portanto, que a violência no Brasil é um problema histórico e, dada a importância em reduzir, deve ser resolvido. Para isso, cabe ao Governo investir no aumento de policiais que façam plantão nos centros urbanos, dando maior segurança aos cidadãos e evitando casos de violência. Complementarmente, é preciso que o Ministério da Educação melhore o sistema educacional, incentivando a adoção de novas disciplinas ao currículo escolar, como a cidadania e políticas públicas, para que os alunos conheçam a necessidade de viver em concordância com as leis, entendam os benefícios das políticas públicas vigentes e ajam respeitando os direitos humanos, pois saberão que todos saem ganhando através disso. Com essas medidas, a importância da cidadania será reconhecida por todos, sua execução será maior e as taxas de violência reduzirão no Brasil.

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por RafaNaBase
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#55131
Tô muito curioso pra saber o que eu errei, o que eu coloquei a mais e o que eu deveria ter colocado mas não coloquei...

Na sua opinião, leitorx, que está passando por um processo de estudos parecido com o meu, a redação foi boa? Deixe aqui seu comentário, por favor... observe cada parágrafo e quais elementos ele deve ter. Comenta o que achou, vamos trocar nossas ideias?

Tudo que eu realmente desejo conquistar, eu consigo.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
101 Exibições
por Dudaalucena
0 Respostas 
60 Exibições
por feldens
0 Respostas 
41 Exibições
por Marcelo123
2 Respostas 
242 Exibições
por Vitao96
0 Respostas 
96 Exibições
por Alunaluaaaaa
0 Respostas 
108 Exibições
por Rayssa1803
0 Respostas 
102 Exibições
por camipimenta
0 Respostas 
95 Exibições
por Regianexcs
A redução da maioridade penal
por AmandaUkichi    - In: Outros temas
0 Respostas 
93 Exibições
por AmandaUkichi
0 Respostas 
84 Exibições
por santsss

Felipe082 studymalus Katsmoking isas522 […]

Os Bancos na Era Digital

O ideal da redação é ter 4 pa[…]

JoaoPedro72 ajudaa por favorrr :D

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM