Segundo a constituição federal de 1988, é dever da sociedade em geral e do Poder Público garantir o bem-estar social às crianças e adolescentes. No entanto a afetivação destes direitos não é privilégio de todos, fazendo com que continue havendo a existência do problema, a desigualdade social, que é uma das principais causas da criminalidade. Contudo, sujeita a "crianças" a um sistema carcerário superlotado, onde não existe preocupação com a ressocialização do detento não é a melhor saída, visto que, reduzir a maioridade penal pode ser um ótimo caminho para aplicá-lo em mais gente trazendo o senso de justiça contra o crime cometido, mas não para previnir os crimes cometidos pelos menores, fazendo com que não tenha nenhum efeito para aumentar a segurança do cidadãos . Dar edução e perspectiva de vida para todos, poderia dar motivos para que eles nunca cometam. E a mentalidade para reconhecer o valor disso.
Está mais que na hora de ir além do atual debate relativo ao estabelecimento arbitrário de uma idade mínima de responsabilidade pela infração de leis penais. Mas enquanto não atingirmos essa etapa, o esforço do Estado, que deveria ser democrático, não deve ser de despejar cada vez mais adolescentes no sistema penal de adultos. E sim, proporcionar melhorias educacionais, como, aperfeiçoar as atuais instituições de tratamento das crianças e adolescentes, o Governo Federal pode investir na educação, pois o papel escolar influencia indubitavelmente na formação do indivíduo evitando que eles sejam adultos infratores. Além disso é preciso que o Poder Público honre a Constituição, garantindo os direitos às crianças e adolescentes, investindo, principalmente, na saúde, educação e no mercado de trabalho, para que, assim, a desigualdade deixe de existir no contexto social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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