Zygmunt Bauman, famoso escritor, professor e filósofo, em seu livro "Consumismo e Sociedade de Consumidores", nos traz a seguinte reflexão: "em uma sociedade de consumidores, uma pessoa somente é capaz de criar sua própria personalidade e identidade consumindo, e, outrossim, sendo consumida."; neste mesmo livro, o autor retrata, em semelhantes palavras, que as redes sociais são uma espécie de vitrine, onde analisamos aquilo que desejamos consumir, isto, em questão, é, outras pessoas, suas rotinas, o que compram e como podemos obter o mesmo que elas possuem. Hodiernamente, pessoas podem influenciar e/ou serem influenciadas pelas mídias sociodigitais, trazendo-nos a preocupação de até onde este impacto é saudável, e em que ponto ele se torna prejudicial.
Pode-se inferir, ademais, a desnecessidade de produtos ofertados aos consumidores de conteúdo influenciável, e mencionar o fato de que, em muitas vezes, estes consumidores são levados á este consumo sem terem as devidas condições financeiras, e, ainda, pode levá-los ao consumismo ou até mesmo seriedades ainda mais preocupantes, como o endividamento, a compulsão por compras, dentre outras problemáticas.
Para que todas estas perturbações sejam atenuadas, o essencial é a divulgação responsável e assisada, pensando nas consequências que esta influência pode gerar na vida do público consumidor e ressaltando a possibilidade de diversas pessoas terem acesso ao conteúdo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.