De acordo com o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman: "As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha". Todavia, observa-se que a ascensão deste cunho tecnológico é utilizado de maneira manipulatória e contraditória, uma vez que a disseminação de informações ludibriadoras afeta diretamente e principalmente a parte marginalizada da sociedade. Ademais, é preciso salientar que, este parâmetro, é consequência de uma sociedade que carece de oportunidade ao acesso à educação básica e primordial.
Segundo o pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu: "Aquilo que foi criado para ser instrumento de democracia, não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Neste viés, é perceptível que a sociedade é vítima de uma violência simbólica gerada não somente pela falta de acesso à informação, mas também por efeitos de uma forte negligência governamental.
Dessarte, é inegável que sejam realizadas políticas de inclusão social, como medida de combate contra este fator. Logo, cabe ao Estado - órgão de hierarquia superior - assumir como responsabilidade e dever, garantindo assim que o ensino educacional seja de acesso à todos. Assim, espera-se que este empecilho seja controlado, a fim de proporcionar o bem-estar de uma sociedade livre, justa e consciente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.