Avatar do usuário
Por ronald12333
Quantidade de postagens
#127262
O escritor Carlos Drummond de Andrade em seu poema "No meio do caminho", retrata de forma figurada os desafios que o ser humano passa em sua jornada. Analogamente, esse preceito assemelha-se à luta cotidiana das mulheres em busca da visibilidade do trabalho de cuidado, visto que, sofrem diariamente com os desafios para conquistar a valorização adequada. Dessa maneira, é evidente que a problemática se desenvolve não só devido a uma ideologia, mas também por uma sociedade patriarcal.
Em primeiro plano, é perceptível a ausência de medidas governamentais para combater essa ideologia. Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e apresentam a mesma importância, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, por causa da baixa operação das autoridades, as mulheres estão constantemente sendo desvalorizadas pelo seu trabalho, em função de uma ideologia que faz parte do corpo social. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, uma sociedade patriarcal também pode ser apontada como um causador da problemática. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística), as mulheres apresentam 21,4 horas semanais de tarefas de cuidado, cerca de 10 horas a mais que os homens. Partindo desse pressuposto, percebe-se a influência da sociedade patriarcal, visto que, as mulheres estão sendo mais desvalorizadas por suas tarefas. Destarte, isso tudo retarda a resolução do empecilho, já que a sociedade patriarcal contribuiu para a perpetuação desse cenário caótico.
Em virtude dos argumentos mencionados, infere-se que é essencial a atuação estatal e social para que tais obstáculos sejam superados. Sendo assim, cabe à sociedade civil - principal agente de mudanças sociais -, por meio da organização política, a criação de redes de apoio que possam fragmentar as demandas atribuídas às mulheres, retirando a sobrecarga vivida por essa parcela da população. Com isso, espera-se que o trabalho invisível seja não somente legitimado, mas também valorizado. E também, ao Ministério do Trabalho, a revisão da remuneração por serviços de cuidado, reconhecendo financeiramente essa ocupação tão importante.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
173 Exibições
por Thamires444
1 Respostas 
102 Exibições
por Higorvaz
0 Respostas 
123 Exibições
por Guilher2310
0 Respostas 
114 Exibições
por Ithauana
Redação
por Ellen34    - In: Os desafios da educação inclusiva no Brasil
0 Respostas 
93 Exibições
por Ellen34
0 Respostas 
129 Exibições
por Davilla01
!!!!!!CORREÇÃO DE REDAÇÃO!!!!!!
por mijsss    - In: Grupo de Estudos
0 Respostas 
292 Exibições
por mijsss
0 Respostas 
117 Exibições
por sonholvcido
3 Respostas 
283 Exibições
por Synki
0 Respostas 
108 Exibições
por josebarros

Maxy Sooofll yagorodoli JoaoPedro72

Utilize o número do artigo, ao invés[…]

Texto corrigido: Segundo o educador brasileiro Pa[…]

Redação Corrigida: A vergonha e o p[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM