Diante deste cenário, nota-se a inoperância governamental como fator agravante desse problema no país. De acordo com o geógrafo Milton Santos em seu texto "As cidadanias multiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os deveres do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do estado distancia as mulheres em situação de pobreza desses direitos constitucionalmente garantidos, à medida que precisam trabalhar desde a infância e a falta de oportunidades no mercado de trabalho resultam na aceitação de empregos informais como cuidadoras e domésticas. Desse modo, enquanto a máquina pública negligenciar as suas responsabilidades, o problema perdurará e o cidadão os continuaram a ser mutilado de forma sistemática.
Ademais, podemos citar a desigualdade de gênero como propulsor deste problema. O filme "Como eu era antes de você" apresenta a história de Clarice, uma jovem de 22 anos que enfrenta desafios financeiros com sua família, e, por esse motivo, aceita um emprego como cuidadora de um homem tetraplégico. A história de Clarice se assemelha a realidade de nosso país, onde a desigualdade de gênero impede que mulheres ocupem grandes cargos, e aceitem empregos mal remunerados, em alguns casos sem vínculos trabalhistas.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério do Trabalho juntamente à defensoria pública devem criar o programa "mulheres em ação", por meio de um projeto de lei entregue à câmara dos deputados. Nele, deve ser ajustado o piso salarial da função de cuidadora, e ser incluído todos os direitos trabalhistas vigentes. Espera-se, com isso, a extinção da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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