Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a desigualdade social é um fator do problema. O artigo 5º da Contituição Federal de 1988 define que todos os indivíduos são iguais perante a lei. No entanto, tal postulado constituinte não é respeitado, visto que as mulheres muitas das vezes são desvalorizadas apenas por serem do gênero feminino. Isso gera uma desigualdade de gênero, causando a invisibilização da importância que as mulheres têm na sociedade brasileira ao destinar grande parte do seu tempo a cuidar da casa, dos filhos, dos doentes, etc. É preciso que a sociedade perca esse pensamento preconceituoso a respeito das mulheres e passe a valorizá-las.
Além disso, outro fator do problema é o silenciamento midiático. A respeito disso, o filósofo Schopenhauer afirma que a percepção que o indivíduo tem a respeito do mundo é feita a partir da percepção do seu campo de visão. A omissão da mídia ao não divulgar ou até mesmo ao omitir campanhas que tenham como objetivo retirar da invisibilidade o trabalho de cuidado realizado pelas mulheres, faz com que os indivíduos continuem com a mesma perspectiva preconceituosa de achar que é apenas uma obrigação da mulher. É preciso que a mídia perceba o poder que tem sobre os indivíduos e passa a conscientizá-los a respeito do problema.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse problema. Para isso, a mídia de massa deve criar um documentário, para informar a importância que tem o trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Tal ação pode ainda conter uma série de relatos das mulheres que sofrem pela desvalorização e falta de reconhecimento merecido da sociedade. Paralelamente, é preciso intervir sobre a desigualdade social, que é outro agravante do problema. Assim, será possível superarmos a cegueira social de que Saramago falou.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada