Avatar do usuário
Por angelicablg
Quantidade de postagens
#125632
“Ensaio sobre a cegueira” retrata a invisibilização de certos problemas na sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago está presente nos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, que é um grave problema, mas é totalmente deixado de lado pela sociedade, devido o fato das pessoas terem um pensamento preconceituoso acreditando que esse é o papel da mulher. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da desigualdade social e do silenciamento midiático.
Nesse cenário, ressalta-se, de início, que a desigualdade social é um fator do problema. O artigo 5º da Contituição Federal de 1988 define que todos os indivíduos são iguais perante a lei. No entanto, tal postulado constituinte não é respeitado, visto que as mulheres muitas das vezes são desvalorizadas apenas por serem do gênero feminino. Isso gera uma desigualdade de gênero, causando a invisibilização da importância que as mulheres têm na sociedade brasileira ao destinar grande parte do seu tempo a cuidar da casa, dos filhos, dos doentes, etc. É preciso que a sociedade perca esse pensamento preconceituoso a respeito das mulheres e passe a valorizá-las.
Além disso, outro fator do problema é o silenciamento midiático. A respeito disso, o filósofo Schopenhauer afirma que a percepção que o indivíduo tem a respeito do mundo é feita a partir da percepção do seu campo de visão. A omissão da mídia ao não divulgar ou até mesmo ao omitir campanhas que tenham como objetivo retirar da invisibilidade o trabalho de cuidado realizado pelas mulheres, faz com que os indivíduos continuem com a mesma perspectiva preconceituosa de achar que é apenas uma obrigação da mulher. É preciso que a mídia perceba o poder que tem sobre os indivíduos e passa a conscientizá-los a respeito do problema.
Portanto, é indispensável intervir sobre esse problema. Para isso, a mídia de massa deve criar um documentário, para informar a importância que tem o trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Tal ação pode ainda conter uma série de relatos das mulheres que sofrem pela desvalorização e falta de reconhecimento merecido da sociedade. Paralelamente, é preciso intervir sobre a desigualdade social, que é outro agravante do problema. Assim, será possível superarmos a cegueira social de que Saramago falou.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido

O artigo 4 da Declaração Universal dos Direitos Hu[…]

alguém poderia por favor corrigi-la? @Lauany25 @M[…]

O programa televisivo "Catalendas" con[…]

Os celulares são uma tecnologia que está muito ada[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!