Em primeiro plano, é licito postular que a mobilidade urbana interfere no bem estar populacional, o trânsito que é enfrentado por diversos cidadãos no cotidiano gera estresse, atraso, colisões, brigas, e assaltos principalmente em grandes centros urbanos. Diversos fatores podem contribuir para essa situação, uma delas é a situação das rodovias espalhadas pelo país, de acordo com a CNT, 59% da malha rodoviária pavimentada apresentam algum problema e foram considerados regulares, ruins ou péssimos. Desse modo mostrando a falta de infraestrutura e de investimento na área de transportes.
Outrossim, é o acumulo de carros gerado pelo individuo, que muitas vezes usa o carro com somente uma pessoa, aumentando o trafico de carros pelas cidades e aumentando também os índices de poluição, como o professor da faculdade de medicina de São Paulo (USP) e médico Paulo Saldiva compara ‘’ poluição gerada por carros a “cigarros ambientais’’ gerando diversos problemas de saúde para a população e aumentando o aquecimento global. Ademais a falta e a situação precária de transportes públicos agravam essa problemática, pois faz com que os indivíduos deixem de usar transportes comunitários para usar mais carros gerando ainda mais trânsito e poluição.
Em suma, é mister que o Estado tome providências para amenizar esse quadro atual. Logo para que esse problema seja solucionado, cabe ao estado juntamente com o ministério da infraestrutura realizar investimentos nos meios de transporte e nas politicas de trânsito para que haja uma melhor mobilidade e para que amenize problemas gerados aos cidadãos. Ademais cabe também ao individuo optar por meios de transportes que geram menos impactos ao meio ambiente, como usar bicicletas, praticar caminhadas em lugares próximos em vez de carros, ajudando não somente o meio ambiente, mas melhorando a saúde física e mental da sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada