Download de apostilas!
  • Avatar do usuário
#43231
Redação exemplar

O filme “Obrigado por fumar” retrata a história de um funcionário de grandes empresas de cigarros que ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos e passa a manipular informações para esconder os riscos que o produto oferece à saúde dos usuários. No entanto, análogo à ficção, a prática de ocultação dos prejuízos que o tabagismo pode trazer à população era recorrente nas décadas passadas. No entanto, mesmo com o amplo acesso à informação promovido pela tecnologia, ainda é necessário combater esse problema na sociedade brasileira devido ao alto índice de fumantes.

Em primeiro lugar, cabe destacar que o consumo do tabaco prejudica a saúde da população brasileira. De acordo com dados divulgados pela OMS, esse produto mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Dentre as vítimas fatais estão tanto os consumidores, quanto não-fumantes expostos ao fumo de forma passiva. Além disso, diversos outros problemas salutares são desenvolvidos por causa da dependência a nicotina, por exemplo, pneumonia, doenças cardíacas e pulmonares. Dessa forma, fica evidente como é necessário combater o tabagismo, visto que esse problema acarreta a morte ou desenvolve sérios problemas na vida de muitos pacientes.

Além disso, outro aspecto importante acerca da problemática é a popularização do tabagismo em diferentes faixas etárias. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, mesmo que o hábito de fumar tenha registrado queda nos últimos anos, ainda é comum nas capitais brasileiras e avança entre os jovens. Isso pode ser visto frequentemente nas redes sociais, em que adolescentes postam fotos e vídeos utilizando narguilés e cigarros eletrônicos. Essa prática, então, se difunde dessa faixa etária devido à falta de conhecimento acerca dos danos à saúde e, também, pela necessidade de se encaixar em determinados grupos sociais.

Fica evidente, portanto, que o tabagismo é um problema a ser solucionado na sociedade brasileira. Nesse sentido, é papel do Ministério da Saúde, órgão responsável por gerenciar programas voltados à saúde do brasileiro, ampliar projetos de combate ao tabagismo no país. Isso deve ser feito por meio do apoio profissional de médicos, psicólogos e assistentes sociais que atuem tanto em escolas quanto em postos de saúde para o auxílio dos usuários e informação da população de todas as faixas etárias, para que, assim, mais cidadãos encontrem o apoio para abandonar o vício e outros conheçam os prejuízos que este pode causar. Assim, mesmo que filmes ou propagandistas influenciem, saberemos de forma consciente o mal que o produto faz em nossas vidas.

Os impactos na educação brasileira d[…]

Muito obrigada pela sua atenção 😘

Humanização da ciência

Segundo Dalai Lama, monge budista tibetano “[…]

GlendaMorais ajudou muito! Agradeço dema[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM