Em primeira analise deve se ressaltar a falta de informação da população no uso da internet, consequência também da Terceira e da quarta revolução industrial rápida e tecnológica que ocorreu em todo o mundo, que não foi inclusiva e gerou diversas problemáticas para toda sociedade. Sendo assim, um grande salto tecnológico que não foi implantado de maneira correta quando se é tratado o assunto de politicas para auxiliarem no uso dos meios virtuais pelos usuários. Agravando deste modo, situações de vazamentos de informações pessoais, golpes virtuais e roubo de dados. Essa conjuntura mostra, portanto, a falta de políticas públicas para combater esse problema tão recorrente no país.
Outrossim é falta de conscientização por meio dos indivíduos, que muitas vezes não procuram sobre o assunto e não sabem da gravidade do mesmo. No século XX, a Escola de Frankfurt já abordava sobre a “ilusão de liberdade do mundo contemporâneo”, afirmando que as pessoas eram controladas pela “indústria cultural”, disseminada pelos meios de comunicação de massa. Mostrando desse modo como o uso das informações dos usuários aumentam o consumismo exacerbado gerando assim mais problemáticas como a degradação e devastação ambiental e a poluição do planeta, devendo ser implantadas medidas para que haja um consumo consciente por todos os indivíduos.
Portanto, fica evidente a importância do uso correto da internet e o perigo que a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet traz a população. É imprescindível o combate dessas problemáticas que agravam esse quadro. Cabe então ao Ministério da ciência, tecnologia e inovações por meio de investimentos com um planejamento adequado estabelecer políticas públicas efetivas para conscientizar e auxiliar usuários no uso correto da internet, como campanhas e palestras sobre este assunto. Cabe também ao indivíduo se auto conscientizar pela busca sobre informações acerca dos perigos e da exposição de seus dados na internet para que haja deste modo uma sociedade mais informada, evoluída e com um consumo consciente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.