Diante desse cenário, é necessário destacar a cultura patriarcal do Brasil como principal agente contribuinte à invisibilidade dos trabalhos de cuidado realizados pelas mulheres. Nesse sentido, após a Primeira Guerra Mundial, surgiu, nos Estados Unidos, o “American Way of Life”, ou estilo de vida americano, que reflete, também, o consumismo, mas, principalmente, o conservadorismo. Esse estilo de vida virou, nessa época, tendência no Brasil e é nítido que está presente até os dias atuais, pois está enraizada, na sociedade brasileira, a ideia de que trabalhos de cuidado estão ligados, unicamente, às mulheres, que ficam com a responsabilidade compulsória de realizar tarefas domésticas, bem como de assistir às crianças e aos idosos da família, por exemplo. Desse modo, as cidadãs brasileiras abrem mão dos seus desejos de vida para suprir as expectativas de uma sociedade machista.
Consequentemente, pode- se inferir que a desigualdade de gênero é o principal efeito da problemática. Nesse contexto, o filme “Barbie”, de 2023, retrata uma realidade em que as mulheres- no caso da obra, as bonecas- se fazem muito presentes nas mais diversas profissões, como medicina, advocacia e engenharia. A ficção vai de encontro à realidade, já que, devido à pressão social sobre o sexo feminino para que realizem as tarefas domésticas, as mulheres, sobretudo pobres e pretas, têm pouco(ou nenhum) espaço na maioria dessas profissões. Essa conjuntura limita as cidadãs a um baixo poder de escolha, somado à uma baixa remuneração.
Portanto, devido ao conservadorismo presente na sociedade, há a limitação das mulheres, frequentemente, aos trabalhos de cuidado(que são invisibilizados). Cabe, então, às escolas-como instituição promotora de reforma social- procurar diminuir, gradativamente, o machismo na sociedade. Isso deve ocorrer por meio de debates, mediados por profissionais capacitados, que irão demonstrar que os trabalhos de cuidado não são funções apenas das mulheres, bem como a sua importância, com o intuito de amenizar as mazelas decorrentes desse contexto. Por fim, o Ministério do Trabalho deve promover auxílios para maior inclusão das mulheres no Mercado de Trabalho, a fim de tornar o objetivo dos ODS cada vez mais factível.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada