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Por Giuliax
#83432
Na obra utopia do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, fincada pela ausência de conflitos e problemas. Entretanto, fora da ficção, as falas do autor não tem reverberado com ênfase, na prática, quando se observa tanto a ausência de medidas estatais quanto à presença da desigualdade social. Dificultando, desse modo, uma sociedade utópica e permeada pelos elementos presentes no livro de More.

Em uma primeira análise, deve ser ressaltar a inexistência de políticas governamentais como impulsionadora da problemática. Posto isso, de acordo com o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade. Entretanto, isso não ocorre no Brasil, visto que, o número de pessoas sem o registro de nascimento chega a ultrapassar mais de 1, 15 milhão nas regiões do país, e entre elas, sua maioria encontra-se em pessoas negras e de extrema pobreza. Essa conjuntura, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Governo não cumpre seu dever de garantir tal patrimônio indispensável para o cidadão brasileiro. Logo, é inadmissível que esta situação continue a perdurar.

Outrossim, é válido pontuar a desigualdade social presente nesta contínua contrariedade. Conquanto, na Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo (5°) que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Todavia, com a influência de pessoas mais abastadas à documentação pessoal, acaba aumentando a exclusão de comunidades mais pobres e carentes que se prejudicam à posse do registro civil e, consequentemente, sua liberdade de expressão e de vivência.

Destarte, é necessário medidas exequíveis para a extinção dessa chaga social. Assim, é imprescindível que o Tribunal de Contas da União (TCU) através do Governo Federal, direcione capital necessário para a extração da documentação pessoal para famílias carentes e de baixa renda, com o intuito de diminuir e/ou extinguir o número de pessoas sem o registro de nascimento e, consequentemente, o aumento da participação dos mesmos no mercado de trabalho, escolas e no acesso dos demais direitos sociais, para que assim, ambas as classes possam ser finalmente reconhecidas igualmente pelo Estado. Dessa forma, atenuar-se-á, em médio e a longo prazo, a efetivaçāo dessas medidas e, então, a coletividade alcançará a Utopia de More e os elementos elencados na Carta Mágna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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