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Por Juliak
#82637
Consta no artigo 3°, inciso III, da Constituição federal, o objetivo de erradicar a pobreza e a marginalização. Visto isso, a redução das disparidades sociais e econômicas contribuem para o progresso da sociedade brasileira. Entretanto, não há garantia de cidadania a toda população, pelo fato de haver pessoas sem registro civil e invisíveis perante a sociedade. Isso ocorre, devido à marginalização histórica dos pobres e ao preconceito, sobretudo, racial.
Historicamente, os menos favorecidos vêm sendo segregados. Pois, com o desenvolvimento das cidades, o lucro e a estética tornaram-se fatores ampliadores das desigualdades sociais. No passado, com a reforma do Rio de Janeiro, decorrente da vinda da família real portuguesa, surgiram moradias improvisadas, habitadas pelos mais pobres, nos arredores do centro, para não prejudicar o visual das recém transformações.
No filme, "12 anos de escravidão", o protagonista é um cidadão livre que tem seus documentos roubados e é vendido como escravo, tomando como base seu tom de pele negro. Ao relacionar com a realidade, é possível perceber que o preconceito é gerador de injustiças sociais.
Por fim, vale ressaltar que para garantir cidadania a todos é necessário que o Governo Federal realize campanhas que mostrem a situação das pessoas que não dispõem de direitos e garantias sociais, por meio das mídias digitais e televisivas, a fim de conscientizar a população acerca da realidade de um grupo "invisível". Com isso, o problema ganhará relevância, encaminhando para um Brasil mais igualitário.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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