• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por kauany2217
#82574
A certidão de nascimento é de fato o documento mais importante de uma pessoa, já que é graças a ele que o ser humano passa a ser considerado como um cidadão para o Estado e sociedade. Para que se possa emitir outros documentos civis como o Cadastro de Pessoa Física, Registro Geral, carteira de motorista, título eleitoral e outros, é necessário possuir a certidão de nascimento. A documentação pessoal é um direito de todo cidadão, mas infelizmente isto ainda não é de conhecimento geral e pela falta deste documento , consequentemente são acarretados inúmeros problemas como exclusão social, empregos não regularizados e até mesmo falta de escolarização.
De acordo com dados fornecidos por uma pesquisa feita pelo IBGE. mais de 30% da população brasileira não possuem o primeiro e mais importante documento de um cidadão, a certidão de nascimento. Essa pesquisa apresenta dados que foram coletados em todas as regiões do Brasil e mostra que uma das principais consequências e maiores preocupações é que devido a falta do documento, essas pessoas perdem o acesso a escolarização básica.
Com o intuito de amenizar os problemas criados pela falta do documento, em 1997 foi criada a lei que tornava o registro de nascimento gratuito no Brasil, no entanto por não ser uma informação de conhecimento geral, a problemática não foi resolvida, muito menos amenizada. Com a falta do documento as pessoas tornam-se impossibilitadas de retirar sua carteira de trabalho e esse contratempo abre portas para empregos não regularizados e na maioria das vezes, sem direitos trabalhistas.
Tendo em vista a problemática apresentada, conclui-se que a maneira mais eficaz de amenizar os impactos sociais causados pela falta do registro de nascimento é informando a população sobre a importância do registro civil e garantindo acesso à cidadania. Deve-se informar também os meios de emissão da certidão de nascimento e assim espera-se que a população corra atrás do tão importante documento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Anna1 xIsabellasz vingrid KarllaViit Pe[…]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM