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Por Jander6420
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#126371
Sob a perspectiva histórica, durante o Brasil Império, muitas mulheres negras eram responsáveis por cuidar de crianças sem a remuneração e sem os direitos trabalhistas assegurados pelos patrões, situação análoga à da maioria do público feminino nesse trabalho na contemporaneidade. Nesse contexto, os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, no Brasil, são observados pela exploração de boa parte desse grupo social, pois essa função sofre menosprezo e estereótipos nocivos. Assim, a desvalorização do trabalho feminino e a persistência do machismo devem ser mitigadas.
Antes de tudo, é indubitável destacar o contingente de indivíduos do sexo feminino que enfrentam preconceitos por cuidar de pessoas necessitadas de cuidados especiais, como idosos, uma vez que, por vezes, essa profissão recebe estigmas sociais e baixos salários. Nessa perspectiva, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) foi criada com o intuito de promover melhorias em relação aos direitos laborais dos brasileiros, porém, apesar de sua relevância, a minoria do público feminino obtém salários justos e férias remuneradas, de modo a comprovar a invisibilidade das cuidadoras. Dessa forma, infelizmente, muitas mulheres são desestimuladas a seguirem as suas atribuições, porque trabalham durante muito tempo, e isso gera a ampliação de psicopatologias severas, degradantes e lastimáveis.
Além disso, a perpetuação de comportamentos machistas maximiza a problemática, haja vista a visão histórica e social deturpada a qual crê na natureza feminina delicada e submissa aos afazeres domésticos. Dessarte, o filme brasileiro "Que Horas Ela Volta?" —interpretado por Regina Casé — retrata, com êxito, o cotidiano árduo de uma mãe com poucas condições financeiras, que trabalha como cuidadora de crianças, para sobreviver, cenário análogo ao de grande parcela dos lares do País. A intempérie aumenta, por consequência disso, quando, muitas vezes, essas trabalhadoras são demitidas e não conseguem garantir seus direitos trabalhistas, de maneira a ocasionar o desemprego avassalador, desumano e extenuante.
Logo, o Ministério do Trabalho deve ofertar, com maior eficácia, cursos profissionalizantes às mulheres cuidadoras invisibilizadas, por meio de aulas e de campanhas sociais nos bairros carentes — realizadas por professores, por assistentes sociais e por psicólogos —, a fim de valorizar mais esse trabalho. Ademais, as Secretarias Municipais de Assistência Social têm o papel de ofertar apoio psicossocial eficiente a esse público, com o fito de diminuir o machismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por LuizGustavo7
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#126424
@Jander6420 Acabei apagando toda a correção sem querer, eu estava anotando até os pequenos erros e infelizmente ocorreu um problema aqui. De momento, eu disse que eu não darei nota máxima para você por conta de apenas literalmente um detalhe, que foi a falta de detalhamento na proposta de intervenção. Em minha visão, os demais erros irrelevantes não chegam a comprometer a nota, por isso, irei deixar de lado e pode se dizer que o apagar tudo colaborou um pouco nisso, mas acontece kkkk.

Sua proposta de intervenção: "Logo, o Ministério do Trabalho [AGENTE] deve ofertar, com maior eficácia, cursos profissionalizantes às mulheres cuidadoras invisibilizadas [AÇÃO e, inclusive, ficou estranho especificando ser para as sem reconhecimento], por meio de aulas e de campanhas sociais nos bairros carentes — realizadas por professores, por assistentes sociais e por psicólogos — [MEIO/MODO. Os que realizam não conta como detalhamento, seria mais para um segundo agente], a fim de valorizar mais esse trabalho [FINALIDADE]. Ademais, as Secretarias Municipais de Assistência Social [AGENTE] têm o papel de ofertar apoio psicossocial eficiente a esse público [AÇÃO], com o fito de diminuir o machismo [FINALIDADE]."

Em sua primeira proposta faltou apenas o detalhamento e, na segunda, faltou tanto o detalhamento quanto o meio ou modo, deixando uma lacuna na intervenção.

NOTA: 960

Sua redação ficou muito boa e é uma das melhores que eu já corrigi, acredito eu que a sua nota no ENEM não irá variar tanto dessa que eu lhe dei, pois os erros a se considerar tirando o da proposta de intervenção foram realmente poucos. Sempre aviso que sou relativamente novo no quesito de correção e também esse ano foi o primeiro ENEM que fiz, porém, acho extremamente difícil que a sua média seja menor que 860 ou 840. Parabéns :mrgreen:!
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Por Jander6420
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#126425
Boa noite! Muito obrigado! Eu acredito que a minha nota seria 200 na Competência 5, pois o detalhamento da primeira proposta está entre travessões e a segunda proposta não precisa apresentar todos os 5 elementos segundo o INEP.
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Por LuizGustavo7
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#126426
@Jander6420 Ok. No caso, o detalhamento que faltou foi mencionar algo ou algum detalhe que agregaria à importância de ter um curso profissionalizante mais eficaz como este e, apesar de óbvio, relacionar melhor ele com a valorização que você escolheu como finalidade e não necessariamente contando um segundo agente como detalhamento. Realmente vai depender de quem corrigir mesmo. Mas um exemplo do que eu quero dizer é:

"Logo, o Ministério do Trabalho deve ofertar, com maior eficácia, cursos profissionalizantes às mulheres cuidadoras invisibilizadas, por meio de aulas e de campanhas sociais nos bairros carentes — realizadas por professores, por assistentes sociais e por psicólogos —, a fim de valorizar mais esse trabalho e proporcionar a elas mais oportunidades de emprego e reconhecimento na sociedade. Ademais, as Secretarias Municipais de Assistência Social têm o papel de ofertar apoio psicossocial eficiente a esse público, com o fito de diminuir o machismo."
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Por Jander6420
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#126427
Bom dia! Então, o detalhamento da minha primeira proposta foi do meio (— realizadas por professores, por assistentes sociais e por psicólogos —). E, como eu falei anteriormente, a segunda proposta não precisa ser completa. Mesmo assim agradeço pela correção. Agora é aguardar o resultado oficial.
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Por LuizGustavo7
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#126429
@Jander6420 Bom dia! Eu não mencionei a segunda proposta nesse segundo texto, só dei um exemplo da primeira mesmo. De conclusão e resumindo o que eu queria dizer, em minha visão no geral o detalhamento da sua proposta foi insuficiente e isso é exatamente explicado na própria competência. A finalidade "a fim de valorizar mais esse trabalho" não foi relacionada em como a proposta resolveria os problemas abordados decorridos do seu texto apesar de bem encaixada, o que eu lhe mostrei no texto ali foi exatamente relacionar a sua proposta com essa finalidade.

Pensei bem aqui, você não deve perder pontos na C5 por isso e sim na C3, pois sua proposta tem os 5 elementos e eu acho que isso é o suficiente para os 200, irei atualizar a nota.

Lembrando que eu sou novo corrigindo e a correção em si é mais superficial, a C3 que eu tenho uma maior dificuldade de encontrar os erros por exemplo não garanto que seja dentro da realidade, porém, dá para notar por qualquer um que está muito bem elaborada.

Sua redação tem tudo para tirar uma nota alta do que é esperado, parabéns :mrgreen:!
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Por Jander6420
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#126432
Boa tarde! Eu entendo que você não tem muita experiência com correção de redação. Mais uma vez agradeço pela ajuda. :mrgreen:
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