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Por Inhotim
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É inegável a existência de pessoas sem registro de nascimento no Brasil. A exclusão de quem não possui acesso ao documento mais importante do cidadão é complexa e não se explica apenas por aspectos financeiros. Tal realidade reflete fatores históricos e sociais que compõem a história do país e demandam medidas capazes de alterar esse cenário.

Em primeira análise, vale ressaltar a falta de conhecimento dos direitos previstos na Constituição de 1988. Nesse contexto, observa-se que a "igualdade perante a lei" assegurada pelo Artigo 5 da Constituição e a criação da Lei N° 9.534, que tornou o registro de nascimento gratuito a partir do ano de 1997, não foram medidas suficientes para garantir acesso à cidadania no Brasil. Logo, se faz necessário alternativas capazes de alterar esse cenário.

Em segunda análise, destaca-se a importância do documento para o reconhecimento oficial do Estado e da sociedade. Sendo assim, o registro de nascimento é necessário para retirar outros documentos civis e para acessar qualquer benefício social, como matricular uma criança na escola. Nesse contexto, destaca-se Nelson Mandela, ao afirmar que "a educação é a arma mais poderosa capaz de mudar o mundo". Dessa forma, a falta de acesso à certidão de nascimento pode desencadear outros problemas.

Portanto, cabe ao Governo Federal em conjuntura com o Ministério da Saúde realizar o registro dos cidadãos recém-nascidos nos hospitais através de profissionais capacitados. Dessa forma, é possível garantir o acesso a cidadania e aos benefícios sociais, a fim de elevar os panoramas sociais do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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