O diário de "Anne Frank", é um livro que tematiza a história de duas
famílias judeias que se refugiam-se em um sotão durante a Segunda
Guerra Mundial, na qual os nazistas exercem inúmeras atrocidades e
horrores contra o povo isrealita. Tal obra verídica, mostra uma realidade
ainda existente no Brasil, onde a intolerância religiosa está presente e
sólida.
Em primeiro plano, é necessário que a sociedade não seja uma repetição
ao período de "descobrimento" do Brasil, na qual a colonização
portuguesa buscou catequizar os nativos com a religião do período: a
católica, sem ocorrer liberdade de escolha a crença. Essa repressão
cultural, principalmente aos cultos afro-brasileiros, é existente até os
dias de hoje, em que ocorre grandes quadros de violência física e
psicológica.
Em consequência disso, é necessário destacar que austeridade é crime
de ódio, sendo inadequados ultilizar da liberdade de expressão para
criticar as diferenças crenças, mas sem constituir seu pensamento e
ponto de vista. A falta de respeito para com o próximo acarreta em
diversos episódios frustantes para quem vivencia.
Em síntese, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao
poder legislativo reformular a lei de intolerância religiosa, aumentando
o tempo de punição ao agressor, juntamente com os profissionais da
policia civil que devem se certificar de que a lei seja utilizada. Ademais, é
necessário que o ministério da educação promova apresentações nas
escola a respeito da intolerância religiosa como forma de
conscientização.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.