Primeiramente, a ineficiência estatal tem papel atuante nessa problemática, já que é dever do Estado garantir o acesso à cidadania para todos os brasileiros. Nesse sentido, o escritor Gilberto Dimenstein, em sua obra “O Cidadão de Papel”, trata sobre a limitação de direitos legais e políticos, que muitas vezes ficam apenas na teoria, sem funcionalidade prática. Diante disso, é possível observar que no atual cenário brasileiro, muitas pessoas se caracterizam como “cidadãs de papel”, já que na realidade seus direitos não são garantidos, o que pode ser observado principalmente em famílias de baixa renda, que muitas vezes vivem em situações precárias e não possuem nem mesmo um documento de identificação nacional, se tornando “invisíveis” perante a sociedade.
Em segunda análise, de acordo com o filósofo Jean-Jacques Rousseau, o indivíduo é produto do meio em que vive. Nesse sentido, é possível identificar os veículos midiáticos como principais meios de transmissão de informação no momento atual, porém, a escassez de assuntos de importância nacional nesses veículos é um fator que contribui com o agravamento de diversos impasses vividos no país. A partir disso, é perceptível que assuntos como a necessidade e a importância do registro civil são pouco abordados nas mídias, o que contribui com o déficit de conhecimento da população acerca de seus direitos.
Em suma, cabe ao Governo Federal - instância máxima de governança do Brasil - elaborar projetos de leis que abordem o direito e a obrigatoriedade do registro civil, tornando-as efetivas por meio de campanhas de conscientização, para que a invisibilidade de cidadãos não seja mais um problema enfrentado pelo país. Além disso, cabe aos veículos de mídia investir em propagandas que abordem o tema da cidadania, uma vez que quanto mais pessoas conscientes, mais próxima a nação brasileira estará de alcançar uma sociedade harmônica como a proposta por Thomas Moore.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.