Sob este viés nota-se que a recusa em abrir caminhos para as novas tecnologias estão diretamente relacionadas a experiências já vivenciadas com alunos que fazem o mau uso de tecnologias parcialmente já inseridas no âmbito escolar, sendo, os celulares, computadores, dentre outras. Segundo o líder político e ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela "a educação e a melhor arma que o ser humano pode usar para transformar o mundo", neste contexto abrir caminho para as novas tecnologias nas escolas tende a contribuir na melhor formação e educação do indivíduo já que a tecnologia está inserida em todo o mundo.
Ademais é normal que a escola tenha certo receio quanto a instalação, visto que é esperado que alguns alunos possam fazer o uso inadequado das tecnologias, porém é válido frisar que os mesmos precisam receber orientações sobre a importância e os benefícios que tal abrangência pode trazer para sua formação.
Portanto, é de suma importância que o Estado viabilize aparelhos e matérias tecnológicos e inovadores através da verba da União, possibilitando assim aos alunos e a todo corpo docente a oportunidade de vivenciar e incorporar as experiências com a diversificação e instalação das novas tecnologias nas escolas. Fazendo com que a escola possibilite ao aluno um aprendizado eficaz que será de grande valia dentro e fora dela. De modo que seja apresentado ao aluno medidas de uso responsável quanto ao uso das tecnologias na escola e os benefícios gerados a partir da vivência.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.