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#54959
No cenário social vigente, a realidade policial, no Brasil vem sendo foco de diversos debates, diante da relevância do assunto, é preciso analisar alguns pontos: o policial como cidadão, o aumento de suicídio entre policiais e as ações que o Estado deve tomar para a melhoria de vida do policial.
Em primeiro lugar, é preciso discutir sobre a realidade do policial como cidadão. É importante frisar que o agente público exerce papel de total relevância na sociedade brasileira, atuando na preservação da ordem pública, no zelo pelo bem comum, no policiamento ostensivo e na garantia dos direitos que são assegurados a todos os cidadãos pelo Estado, como prevê a Constituição Federal de 1988. Nesse sentido, o policial atua como um cidadão garantidor dos direitos dos demais cidadãos brasileiros.
Sendo assim, como já dizia o General Manuel Luís Osório : "A farda não abafa o cidadão no peito do soldado."
Em segundo lugar, é necessário analisar o aumento de suicídio entre policiais. Segundo o Jornal Estadão, o número de policiais que cometeram suicídio no Brasil em 2018 ( 104 ) foi maior que a quantidade que morreu em decorrência de confronto nas ruas (87), enquanto estavam em serviço. Nesse sentido, existem vários fatores que levam o policial a tirar a própria vida, como, por exemplo: o estresse causado pela profissão e o desgaste psicológico que, somado a uma assistência débil do poder público, faz com que tais casos de suicídio entre os agentes polícias venham aumentando a cada ano.
Portanto, mediante o exposto, faz-se necessário destacar as ações que o Estado deve tomar para a melhoria da qualidade de vida do policial. Nesse sentido, o Estado deve propôr e incentivar campanhas que visem a concientização e a prevenção do suicídio nas instituições militares, assegurando aos policiais um acompanhamento psicológico digno e eficaz com vistas à prevenção do suicídio.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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