Avatar do usuário
Por lais07
Quantidade de postagens
#128907
Ao longo da vida o ser humano almeja possuir muitas coisas que acredita ser necessário para alcançar a paz e a felicidade. E essa ambição em sua grande maioria produz o efeito rebote.
Desde os primórdios testemunhamos guerras entre nações e as confusões internas que causam um alvoroço nas nossas vidas, seja de modo externo ou interno, fato é que nos distanciamos cada vez mais da paz. Como exemplo de guerra externa, podemos mencionar "Israel e Palestina" , esse ataque teve seu inicio em 7 de outubro de 2023, e quando pensamos nos possíveis motivos que levaram a esse conflito, percebemos a necessidade do ser humano em possuir algo acreditando que isso o levará a paz interior e constante. Quando na verdade o que vemos é uma grande catástrofe produzida diretamente por nossos desejos insaciáveis que traz grande infelicidade para a população dos países envolvidos.
Também é um fato que não precisamos estar relacionados a guerra para que estejamos em completa aflição. Há pessoas que possuem tudo o que sonharam um dia e vivem com uma vida que muitos desejam, mas estes não tem a paz interior e é por isso que o índice de suicídio tem aumentado gradativamente.
A verdade é que conquistar a paz interna pode ser mais simples do que realmente aparenta ser, e não tem relação alguma com o possuir objetos e/ou posições sociais. De acordo com a ciência a paz interior é cultivada com bons momentos e tranquilos na natureza, produzir um lugar calmo para meditar, cuidar da saúde, exercitar a paciência entre outras atividades.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por lais07
Quantidade de postagens
#128908
@OlrenBeat Poderia corrigir, por favor? Essa é minha primeira redação para concurso. Desde já agradeço!
0
Avatar do usuário
Por Flicker2307
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#129049
Olá, @lais07! Li seu texto e percebi que ele não se adequa ao gênero textual dissertativo-argumentativo, o que possivelmente o torna possível de receber uma nota zero.

Os motivos:
- Não atende ao gênero dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Possui termos em 2º pessoa do plural, o que configura pessoalidade. O texto dissertativo-argumentativo deve ser escrito em 3ª pessoa do singular, ou seja, não está de acordo. -> marquei nessa cor onde aparece isso!

Vi que você fez voltado para concurso, então aconselho ver aulas no youtube. Recomendo esse link: https://www.youtube.com/live/A7DRI1pELK ... vXBTgvNMNI

Embora não atenda aos requisitos, você escreve bem. Quando pegar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, com certeza vai se dar bem. Citar a guerra foi bom e enriqueceu seu texto.

Ao longo da vida o ser humano almeja possuir muitas coisas que acredita ser necessário para alcançar a paz e a felicidade. E essa ambição em sua grande maioria produz o efeito rebote.

Desde os primórdios testemunhamos guerras entre nações e as confusões internas que causam um alvoroço nas nossas vidas, seja de modo externo ou interno, fato é que nos distanciamos cada vez mais da paz. Como exemplo de guerra externa, podemos mencionar "Israel e Palestina", esse ataque teve seu inicio em 7 de outubro de 2023, e quando pensamos nos possíveis motivos que levaram a esse conflito, percebemos a necessidade do ser humano em possuir algo acreditando que isso o levará a paz interior e constante. Quando na verdade o que vemos é uma grande catástrofe produzida diretamente por nossos desejos insaciáveis que traz grande infelicidade para a população dos países envolvidos.

Também é um fato que não precisamos estar relacionados a guerra para que estejamos em completa aflição. Há pessoas que possuem tudo o que sonharam um dia e vivem com uma vida que muitos desejam, mas estes não tem a paz interior e é por isso que o índice de suicídio tem aumentado gradativamente.

A verdade é que conquistar a paz interna pode ser mais simples do que realmente aparenta ser, e não tem relação alguma com o possuir objetos e/ou posições sociais. De acordo com a ciência {,} a paz interior é cultivada com bons momentos e tranquilos na natureza, produzir um lugar calmo para meditar, cuidar da saúde, exercitar a paciência entre outras atividades.

Boa escrita!

Assinado por Flicker2307
1
Avatar do usuário
Por lais07
Quantidade de postagens
#129068
@Flicker2307.

Muito obrigado pelo seu tempo e conselhos, será de muita importância para meu desenvolvimento. 😄
1
Avatar do usuário
Por Lyh0610
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#129426
lais07 escreveu:@besourokafka ,
@Lyh0610
@DaviHudson
@lais458
Poderia corrigir minha redação?
Oi!
Então, sua redação falta formalidade, ela tem uma linguagem simples, mas para uma banca creio que seja considerada informal.
*Quanto ao uso da primeira pessoa, como em "testemunhamos", veja se a banca aceita essa conjugação, geralmente redação de concursos aceitam a 1° pessoa, mas é sempre bom dar uma olhadinha.
Procure também utilizar conectivos quando for começar um novo período para dar mais coesão e fluidez ao seu texto sem que ele pareça informal, ok?!
*Poderia também, além da guerra em Israel, utilizar a respeito do pensamento sobre a felicidade, como em Aristóteles com as ideias que ele possui sobre a felicidade de um indivíduo, acho q isso daria um bom repertório para vc tbm.
*Em suma, é isso. Bons estudos !!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
153 Exibições
por Amandalou
0 Respostas 
104 Exibições
por Amandalou
0 Respostas 
90 Exibições
por luisaaavalle
0 Respostas 
52 Exibições
por Bibi0980
0 Respostas 
83 Exibições
por Galize6488
5 Respostas 
177 Exibições
por Lyh0610
1 Respostas 
70 Exibições
por Mouraa
0 Respostas 
52 Exibições
por Ma2632796
0 Respostas 
57 Exibições
por Galvao03
0 Respostas 
66 Exibições
por dudarhz

A Declaração Universal dos Direitos […]

ㅤㅤEm um cenário de constantes transforma&cc[…]

A relação do homem com o trabalho, a[…]

Abandono paterno no Brasil

Caiunao

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM