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Por marcoscos17
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  O racismo no Brasil está aí desde os tempos da escravidão, no início do século XVII. Racismo é uma forma de preconceito ou discriminação motivada pela cor da pele, ou origem étnica. Uma pesquisa publicada em 2011 indica que 63,7% dos brasileiros considera que a raça interfere na qualidade de vida dos cidadãos. Desse modo, vemos que racismo não é praticado veladamente, mas sim escancarada, considerando especialmente os aspectos estruturais e institucionais.
   Por mais que pareça muito tempo, a abolição da escravatura no Brasil fez 135 anos em 2024, porém o racismo existe claramente no Brasil. Os padrões de beleza, por exemplo, são uma fonte de preconceito quando as pessoas dizem “cabelo ruim” querendo se referir a um cabelo crespo que é comum a negros e afrodescendentes.
   O mais triste quando se fala de racismo é saber que todo brasileiro é racista, mesmo inconscientemente. As crianças crescem vendo uma novela em que pessoas negras são empregadas, marginalizadas, sem estudo e educação; vendo chacinas de negros nos jornais por puro racismo.
   Portanto, o racismo é mais do que agredir física ou verbalmente uma pessoa negra, é também julgar ou olhar torto, no silêncio. A mancha desumana na história do Brasil é muito recente e o país a carregará para sempre, mas é necessário questionar sobre como é visto um negro no cotidiano da sociedade atual, sobre padrões de beleza que excluem os negros, e até termos preconceituosos. O racismo só acabará, se é que isso um dia será possível, quando os brasileiros lutarem por direitos iguais, na prática, quando se questionarem e defenderem reciprocamente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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