Mormente, insta ressaltar que a insuficiência das leis afeta a credibilidade estatal junto à sociedade e desestimula as denúncias. Diante disso, atitudes são importantes, porque a premissa do artigo 3°, inciso IV garante promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e outras formas de discriminação. Destarte, é importante disseminar processos legislativos mais punitivos para atenuar a problemática.
Ademais, vale destacar a desigualdade social entre pretos e brancos que reflete em oportunidades diferentes no mercado de trabalho e no crescimento econômico. Nesse sentido, nota-se a ineficácia do artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH/48) que garante a todo ser humano gozar dos direitos sem distinção de qualquer espécie. Assim, tem-se um aumento do preconceito racial no país.
Infere-se, portanto, que mudanças substanciais devem acontecer. Dessa forma, o Estado precisa reinvestir na base educacional de formação, bem como promover políticas midiáticas de conscientização sobre a igualdade racial para promover a integração sem discriminação. Por conseguinte, a premissa do artigo 5° fará sentido na aplicação social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada