• Avatar do usuário
Por Mel1771
Tempo de Registro
#43595
Hodiernamente, de forma notória, observa - se através dos mais variados veículos de comunicação que o Brasil vem enfrentando diversos problemas relacionados ao racismo. São fatores que contribuem para essa problemática a falta de debate, bem como uma lacuna educacional.

Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Logo verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o racismo, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando mais difícil a sua resolução.

De acordo com o Filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao racismo, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel, deixando de trazer esses conteúdos para a sala de aula.

Em vista disso, é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre a questão no ambiente escolar, Contando com a presença de professores, especialistas no assunto e pessoas que já sofreram esse tipo preconceito. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância desse problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por jheromagnoli
Tempo de Registro Quantidade de postagens Quantidade de postagens
#43609
Hodiernamente, de forma notória, observa-se através [preferir: por meio de] dos mais variados veículos [sentido de generalização] de comunicação, [vírgula] que o Brasil vem enfrentando diversos problemas [sentido de generalização] relacionados ao racismo. [conectivo] São fatores que contribuem para essa problemática a falta de debate, bem como uma lacuna educacional.
* Generalizou muito, deixou a introdução superficial. Deveria ter iniciado o § com a contextualização do tema (ex.: a escravidão)

[faltou conectivo de desenvolvimento] Segundo Foucault [quem é ele? tem que colocar: "Segundo o filósofo Foucalt..."], na sociedade pós-moderna, muitos temas [generalizou] são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. Logo, [vírgula] verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre o racismo, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, tornando mais difícil a sua resolução.
* Após o conectivo é preciso apresentar o argumento que irá desenvolver e depois abordar o repertório
* Evitar generalizar as coisas, tem que ser objetivo


[faltou conectivo de desenvolvimento] De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange ao racismo, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel, deixando de trazer esses conteúdos para a sala de aula.
* Esse parágrafo já está mais estruturado, apresentou a tese e a arrematou o §
* O tema racismo é bem amplo e tem muito o que argumentar, senti falta de argumentação, dava pra problematizar mais


Em vista disso, [faltou arrematação do tema] é preciso que as escolas, em parceria com a prefeitura, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre a questão no ambiente escolar, Contando com a presença de professores, especialistas no assunto e pessoas que já sofreram esse tipo preconceito. Além disso, esses eventos devem ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância desse problema.
* Abordou conscientização que é considerado algo ineficaz e superficial
* Como disse, esse tema abre margem a muita discussão, poderia ter abordado: as cotas, um museu da escravidão, a distorção/romantização da história da escravidão apresentada nas escolas, a dificuldade e falta de representatividade no ramo profissional e acadêmico, a marginalização, o dia da conscientização negra, enfim...


Espero ter ajudado! ;)
Abuso sexual infantil

Boa noite, você escreve muito bem, mas recom[…]

Celular um amigo ou inimigo?

É notório que, na modernidade contem[…]

Invisibilidade e Registro civil

No romance filosófico "Utopia" cr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM