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Por Lara1102
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A questão do racismo não é uma invenção do século XXI, ela está amplamente associada à era escravocrata, quando há séculos atrás, nos períodos coloniais, os portugueses decidiram investir no tráfico de escravos vindos diretamente do continente africano. Desde então, é notável que o racismo ganhara grande influência na subjetividade de negros e brancos. É perceptível isso, além da vida real, em seriados como “Todo Mundo Odeia o Chris”, onde o protagonista, Chris, é o único negro do colégio e é tratado de forma diferente dos demais a todo instante.  

É evidente que a cor da pele está ligada diretamente com muitos casos de violência, como em um ocorrido em maio deste ano, em Minnesota, nos Estados Unidos, que gerou indignação internacional. Um homem negro, George Floyd, foi asfixiado por um policial após ser considerado suspeito por tentar usufruir do uso de cartões falsos em uma loja de conveniência. Embora, diante de uma pandemia global, diversos protestos foram registrados nos Estados Unidos; contudo, esse caso ganhou grande repercussão nas redes sociais, nas quais muitos famosos prostraram-se mediante à situação usando a hashtag “Black Lives Matter”, que em português significa “vidas negras importam”.

Nesse sentido, não é incomum vermos nos dias de hoje atitudes como essa, pois o racismo está presente em diversas situações cotidianas. Destaca-se que no Brasil, é significativo o debate racial, visto que de acordo com o Atlas da Violência, em 2019, 75,5% das vítimas de homicídio no Brasil, são negras. Observa-se que tal cenário é maléfico já que atinge grande parte da população; pais de crianças negras, principalmente residentes de periferias, temem pela vida dos filhos que muitas das vezes são bruscamente retiradas.  

Levando em consideração esses aspectos, nota-se que o artigo 1º  da Declaração Universal dos Direitos Humanos que diz “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”, está de longe sendo seguido, portanto, é de demasiada importância que o Ministério da Educação atue em grande parte da conscientização da população, pois segundo o filósofo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, à visto disso, se as crianças forem ensinadas as consequências do racismo desde cedo e a respeitarem diferentes raças e etnias, não estarão suscetíveis a cometerem tais erros, que são considerados crimes em determinadas circunstâncias.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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