Em primeiro lugar, destaca-se o estigma relacionado às pessoas negras. Durante muito tempo essa população foi escravizada e considerada como um objeto de trabalho, uma mercadoria. Sob esse viés, o Brasil foi o último país a abolir a escravidão nas Américas. Dessa forma, a nação considerada o país do futebol, na verdade está caminhando para se tornar o país do racismo, uma vez que os jogadores negros são vítimas frequentemente de discriminação racial, como por exemplo, o jogador brasileiro Vinícius Júnior, o qual recentemente sofreu diversos insultos racistas. Diante disso, é inaceitável que tal conduta, em pleno século XXI, ainda se perpetuar no Brasil.
Ademais, verifica-se a impertinência em alguns casos como uma das causas do revés, sob essa perspectiva, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site "Correio Brasiliense", as condenações por esse crime são raras, pois em 2020, o MPDFT apresentou apenas três denúncias em relação ao crime. Logo, é inadmissível que deteminado crime não seja punido.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os resquício deixados pela escravidão no país, ou seja, o preconceito e evitar a impunidade. Para isso, é necessário que o governo, órgão responsável por regrar e organizar a sociedade em parceria com o Ministério do Esporte promovam a intensificação das leis e a criação de projetos que incentivem as pessoas vítimas desse crime a denunciarem, por meio de recursos federais. Nesse sentido, o intuito de tal medida é remediar que esse tipo de preconceito se repita novamente nos estádios, e consequentemente, amenizar o racismo no futebol. Desse modo, os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição, finalmente, como realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada