Essa persistênsia da prática do racismo no Brasil é mais visível quando acontece algo mais drástico como um assassinato - ocorrido geralmente contra mulheres negras, se tratando de feminicídio - ou ainda quando há uma agressão não verbal como ocorrido com Neymar: o jogador brasileiro foi chamado de macaco por um jogador branco de outro time com o qual jogava uma partida de futebol, na França.
Além disso, vigora o preconceito racial oculto onde a vítima (geralmente negra) é barrada na entrada de estabelecimentos públicos e acusada injustamente de ter saqueado algo, apenas por ela ter uma cor que os racistas consideram inferior à deles. Outros ainda sofrem com o bullying, não contam o que passam a ninguém e, consequentemente, podem entrar em depressão ou, no pior dos casos, à pratica do suicídio.
Logo, vê-se que a persistência do racismo na sociedade brasileira precisa ser revertida e acabada. Os governos federal, estadual e municipal devem investir mais na criação de leis que punam os racistas com indenizações e até mesmo na prisão dos mesmos. A população também pode praticar ações de conscientização visando o bem das vítimas. São ações como essas que podem mudar o Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.