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Por Bialuz
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O racismo no Brasil já virou algo comum para os Brasileiros da classe C, D... etc.
Tendo em vista que de 8 a cada 10 pessoas consideram o Brasil um país racista.
No Brasil tem sido um grande problema desda era colonial e escravocrata. Uma pesquisa publicada em 2011 indica que 63,7% dos brasileiros considera que a raça interfere na qualidade de vida dos cidadãos.
O racismo no Brasil se manifesta de diversas formas desde o preconceito sutil e velado até atos explícitos de violência racial. Pessoas negras enfrentam desigualdade em várias áreas tais como, educação, moradia, acesso a saúde, mercado de trabalho e segurança pública. Essas desigualdade refletem séculos de um sistema que nega oportunidades e reforça estereótipos negativos baseados na cor da pele.
O passo importante é reconhecer que o problema existe e precisa ser enfrentado. A luta contra a desigualdade racial não deve ser uma pauta exclusiva de um grupo diretamente afetados, mas um compromisso para todo e qualquer cidadão. Para combater o racismo, é primeiro ter noção de que todos nós somos iguais, independente da cor, credo, raça, etnia, sexualidade e e outros. Todos somos seres humanos que merecem respeito e tratamento digno. Assim para combater o racismo, que se manifesta aparti do desrespeito com pessoas de outras raças é necessário educação. Programas escolares podem, desde cedo, incentivar medidas de igualdade entre as crianças, que são os "futuros cidadães" do país. Além disso, campanhas de conscientização, também podem ser eficientes. E o mais importante, ouvir e ter empatia ao próximo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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