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Por Petrovitch
#47238
É notório que, em pleno século XXI o racismo é uma realidade não apenas no Brasil e sim no mundo todo. Existem diversos tipos de racismos com diferentes raças, mas não se deve ignorar o fato de que o povo negro sofre muito mais com este problema.

Já visto que, sempre que é falado sobre racismo, logo lembra-se de negros, pois essa luta contra a desigualdade e injustiça não é recente, de acordo com a Folha de São Paulo a escravização teve durabilidade de 3 séculos equivalente à 300 anos.

No Brasil, a realidade principalmente do povo negro não é das melhores, pois as consequências da escravidão ainda são refletidas nos dias de hoje, por exemplo, Negros são minoria entre formados no ensino superior, isso não é uma coincidência.
Entretanto, hoje em dia a luta contra o racismo tem aumentado, devido à vários movimentos negros em busca da igualdade, graças à várias manifestações e movimentos sociais, conquistaram a legislação de cotas raciais nas universidades, e legislação que prevê a desigualdade.

Acredito que, a solução ideal para este problema, é o governo investir mais em educação infantil nas escolas e, para que isso seja possível, deve-se investir na formação de professores para este tema, e assim estarão preparados para ensinar os modos básicos, para que todos se tratem com respeito e igualdade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Gabi02
#47268
De forma geral:
Contextualização: ok
Seu texto é fluido e possui coesão, não há desvios gramaticais e a norma culta foi utilizada de maneira correta. Mas procure argumentar melhor sobre o assunto, sua posição ficou implícita, assim como sua proposta de intervenção ( ela está boa, mas pode ser melhor ksksk) ou seja, procure estruturar melhor sua dissertação, apresentar suas ideias quanto ao tema proposto.

Concluindo:
Competência 1: 200
Estrutura sintática: ótima
Desvios gramáticos: perfeito
Escolha de registro:. perfeito

Competência 2: 80
Tema: perfeito
Tipo Textual: bom
Uso do repertório: bom

Competência 3: 120
Seleção de argumentos que sustentem a tese; razoável
encadeamento dos argumentos: razoável
Relação entre a proposta de intervenção e a discussão apresentada: razoável

Competência 4: 200
Coesão: ótimo
Conexão de ideias ( conectivos diversificados e adequados): ótimo

Competência 5: Bom 160

Espero ter ajudado, desculpe qualquer coisa! :D
#47276
Complementando ;)

Nunca use "acredito", porque mostra aproximação do autor, então não se adequa no texto dissertativo argumentativo. (Cobrado na competência 2)

Tem bastante repetição da palavra "negro", isso pode melhorar.

E se não me engano, números menores que 10 devem ser escritos ao invés de usar algarismo numérico.

Tem uns desvios no terceiro parágrafo:
No Brasil, a realidade principalmente do povo negro não é das melhores, pois as consequências da escravidão ainda são refletidas nos dias de hoje, por exemplo, Negros [negros] (1)são minoria entre formados no ensino superior, isso não é uma coincidência.
Entretanto, hoje em dia a luta contra o racismo tem aumentado, devido à [a/aos](2)vários movimentos negros em busca da igualdade, graças à [às] (3) várias manifestações e movimentos sociais, conquistaram a legislação de cotas raciais nas universidades, e legislação que prevê a desigualdade.

(1) Não vejo motivo para ser em maiúsculo
(2) A crase é o resultado da junção do artigo definido feminino "a" e preposição "a", ela é usada antes de sujeitos femininos. A cada vez que errar uma crase é considerado um desvios. (Lembrando que para 200 pode ter no máximo 2). Antes de um sujeito masculino não usa crase!
(3) "graças" a alguma coisa, ou seja tem preposição, assim, antes de sujeitos femininos usa crase.

Me fale se eu estiver enganada, mas foram 3 desvios na competência 1

@GlendaMorais obrigada!💓

Muito obrigado pela correção! :D

Depressão. Ansiedade. Anorexia. São […]

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