“Segregação no século XXI”
Somos um país abolicionista? Os brasileiros, em sua maioria, preferem acreditar que o racismo é algo inexistente no Brasil. De olhos e mentes fechadas, seguem tratando o racismo exacerbado como “casos isolados”. Como resultado dessa atitude recorrente, negros e negras são diariamente atacados e expostos, cada vez mais, à situações de descriminação.
Em “O ódio que você semeia”, vemos a clara seleção de marginalização feita por policiais em relação a pessoas negras, acarretando em casos como o de George Floyd que foi morto por sufocamento, mesmo já estando rendido, assim como João Beto foi espancado até a morte, por seguranças em um mercado de Porto Alegre.
Um caso recente de racismo disfarçado de brincadeira, foi transmitido pela mídia. Rodolfo, participante do BBB, comparou a peruca de um homem das cavernas, com o cabelo de um outro participante. Gerando uma discussão entre os telespectadores: racismo ou uma brincadeira inocente? Em pleno século XXI, ainda nos deparamos com situações e discursos que tentam minimizar a dor de anos de luta por uma igualdade que parece ser inalcançável.
Por conseguinte, precisamos lutar contra essa pauta que coloca a dor do outro como “vitimização”, pressionando o Ministério da Saúde, a introduzir palestras e conteúdos na grade de ensino sobre igualdade. Bem como, confrontar a mídia para que a mesma use seu poder de comunicação para auxiliar nas lutas e movimentos antirracistas, até que a segregação, de fato, acabe.
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Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada