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Por Giih22
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#59342
É notório observar e comparar o contexto atual com o que acontecia antigamente, por
mais que hoje em dia haja mais liberdade de expressão ainda existe o racismo estrutural vindo
desde a época da monarquia. No livro “Úrsula”, da escritora Maria Firmina dos Reis, é descrito
a forma na qual os escravos eram tratados, por exemplo, no trecho “Davam-nos água imunda,
podre e dada com mesquinhez, a comida má e ainda mais porca: vimos morrer ao nosso lado
muitos companheiros à falta de ar, de alimento e de água. É horrível lembrar que criaturas
humanas tratem a seus semelhantes assim e que não lhes doa a consciência de levá-los à
sepultura asfixiados e famintos!". E, foi nesta época onde os negros eram discriminados e
tratados de qualquer jeito, por exemplo, o fato de a Lei Aurea libertarem eles de seus donos,
porém, deixarem eles sem nenhuma estrutura social e econômica. Além disso, é importante
ressaltar a opressão que eles sofriam, seja por ameaças de serem presos ou pelo racismo e
preconceito com sua cor de pele e suas culturas.
Em 1888, foi assinada a Lei Aurea que previa a libertação dos escravos e indenização dos
seus donos, deixando os escravizados sem moradia, dinheiro, alimento, sem nenhuma
estrutura digna. Só que antes mesmo da Lei Aurea ser assinada, o código penal foi atualizado
para que todos aqueles sem uma formação acadêmica ou preparação profissionalizante, e até
mesmo aqueles que não possuíam um trabalho- na qual pudesse provar- seriam presos. Ou
seja, além de nenhum amparo, os antigos escravos voltariam à “prisão” por não terem um
estudo, no qual era apenas fornecido para brancos. Levando em consideração esses aspectos,
podemos perceber que a monarquia não estava se importando com seu povo, povo aquele
que veio obrigado e que não tinham nenhuma dignidade diante a sociedade.
Deve-se abordar, ainda, que esses povos eram constantemente oprimidos. Os povos
negros carregavam em sua bagagem uma cultura rica, porém, discriminada diante a sociedade
monárquica. Para cultuar sua religião, o candomblé, deveriam fazer de forma escondida para
não serem presos e, do mesmo jeito era feito com a sua música (aqueles que andassem com
pandeiros, berimbaus ou qualquer outro instrumento eram presos por 30 dias). Para
resgatarem suas lembranças e prevalecerem sua cultura, eram realizadas reuniões nos quintais
onde jogavam capoeira, cantavam, entre outras coisas. Isso só era possível por que a polícia
não chegava até seus quintais, então, não tinham riscos de serem presos ou repreendidos. À
medida que, a cultura africana foi ganhando força e se enraizando foi nascendo novas
vertentes dela que, estão presentes até hoje no dia a dia- e que mesmo assim, são
discriminadas por muitos. Foi desta cultura e dentro dessas reuniões nos quintais que nasceu o
samba.
Tendo em vista os aspectos observados conseguimos fazer uma ligação entre passado
e presente, já que, atualmente conseguimos presenciar e até mesmo vivenciar atitudes e
frases racistas e preconceituosas. Chegando à conclusão de que o preconceito é estrutural,
algo que se pendura durante décadas. Nelson Mandela, líder ativista, retrata sobre este
assunto, concluindo e sendo esperançoso que esta realidade cruel pode ter um fim "Ninguém
nasce odiando outra pessoa por sua cor da pele, sua origem ou sua religião. As pessoas podem
aprender a odiar e, se podem aprender a odiar, pode-se ensiná-las a aprender a amar. O amor
chega mais naturalmente ao coração humano que o contrário”.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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