• Avatar do usuário
#71781
A constituição federal de 1988, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, quando se observa a deficiência de medidas na luta contra racismo e discriminação social, verifica-se que esse preceito é constatado na teoria e não desejável mente na prática. Dessa forma, é evidente que a problemática se desenvolve não só devido á falta de respeito, mas também a estrutura de dominação política.
Em primeiro plano, é importante ressaltar ausência de medidas governamentais para combater o racismo, principalmente em lugares públicos. De acordo com o filósofo São Tomás de Aquino, em uma sociedade democrática, todos os indivíduos são dignos e devem ter seus direitos e deveres garantidos pelo Estado, mas isso não ocorre no Brasil.
De outra parte, a discriminação social também é apontada como um dos principais problemas. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 63% dos brasileiros entendem que a raça determina a qualidade de vida dos cidadãos. Partindo desse pressuposto, percebe-se que a discriminação é racismo vem desde os primórdios da colonização brasileira.
Portanto, é essencial a atuação estatal e social para superar esses obstáculos. Por isso, serão punidos todos que praticarem algum tipo de racismo, através de amenizar o problema com ajuda do Estado e da população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM