Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por Analisa
#51369
Racismo e discriminação social
No que se concerne ao racismo no Brasil, podemos perceber um grande problema enraizado na nossa sociedade. Contrariando a célebre frase de Martin Luther king: “Eu tenho um sonho. O de ver meus filhos serem julgados pela sua personalidade e não pela sua cor de pele’’, podemos ver que o seu desejo ainda está longe de se concretizar.
Em 2020, após a morte de George Floyd nos Estados Unidos por um policial, após uma suposta nota de vinte dólares falsa, surgiu em todo o mundo o movimento “Vidas negras importam”, que vem provocando diversos debates e manifestações sobre o assunto. Eles são muito importantes, para que haja uma refletiçao da sociedade sobre as ações discriminatórias que fazemos todos os dias, até sem percebermos.
Além disso, o racismo estruturado na nossa sociedade causa grandes problemas sociais, como por exemplo o fato de segundo o IPEA 70% das pessoas em situação de extrema pobreza serem pretas. No mercado de trabalho, podemos ver que estas pessoas têm mais dificuldade de conseguir um emprego, muitas vezes porque o empregador sente menos confiança em contratar uma pessoa por ela ter uma cor de pele mais escura.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Com programas antirracistas em escolas que visam formar cidadãos melhores e sem preconceitos, o problema racial a longo prazo poderia ser extinguido e as crianças poderiam se tornar seres capazes de persuadir que nem um ser humano é melhor que o outro pela sua cor de pele.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Alguém poderia corrigir por gentileza, &eac[…]

Tabagismo

De acordo com o filósofo Ralph Waldo, &quo[…]

Pobreza no Brasil

XxDamastco , Estava muito ruim?

Essa crise econômica vem aumentando cada vez[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM