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Por mottamb
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Segundo a Declaração Universal de Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e diretos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que o racismo e a discriminação social é presente no cotidiano. Com isso, emerge um problema sério em virtude da sensação de superioridade e da ineficiência governamental.
Sob esse viés, pode-se apontar como um fator determinante a insuficiência legislativa. Gilberto Dimenstein explica que no Brasil as leis são inefetivas, o que gera uma falsa sensação de cidadania. Tal inefetividade é nítida no preconceito racial e social, visto que muitas das vezes isso já é algo enraizado socioculturalmente e considerado algo natural. Assim, é urgente que "a cidadania de papel" - que o jornalista cita - seja superada.
Além disso, a ineficiência governamental intensifica a gravidade do problema. Para Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, tal responsabilidade não está sendo honrada quanto ao racismo e a discriminação social, visto que tais crimes são denunciados pelas vítimas e silenciados pelos agentes que deveriam prestar seus serviços e apoio.
Portanto, é imprescindível atuar sobre esse problema. Para isso, o poder público deve criar políticas públicas, por meios de investimentos no racismo e a discriminação social, afim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Paralelamente, é preciso intervir sobre a sensação de superioridade presente no problema. Dessa forma, será possível tornar os preceitos da Declaração Universal de Direitos Humanos uma realidade mais próxima.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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