Avatar do usuário
Por Yasmin3835
Quantidade de postagens
#124286
Na obra "A república", o filósofo grego Platão idealiza uma cidade livre de desordens e problemas , em que o povo trabalha em conjunto para superar todos os obstáculos. Fora da ilustre produção literária, com ênfase na sociedade brasileira, percebe-se o oposto dos ideais de Platão, visto que o racismo e a discriminação representa um obstáculo de grande proporção. Assim, é notório que ainda existem raízes para o preconceito racista, fazendo com que o racismo e a discriminação sejam uma chaga social no Brasil.
Em primeira análise, é imperioso analisar a ausência de medidas governamentais para combater a forma como um negro é visto perante a sociedade. De acordo com o artigo 1° da declaração universal dos Direitos Humanos, todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, porém esse preceito não é concretizado na sociedade, uma vez que o Estado não cria medidas públicas voltadas ao combatimento de tais atos que prejudica à quem não tem culpa do modo e meio os quais vive.
Em segunda análise, a discriminação social está relacionada com a forma de como o negro é inserido na sociedade, visto que ainda não foram criadas maneiras de incluir essas pessoas no mercado de trabalho. Além do mais, a intolerância social é muito comum nos dias atuais, pelo fato das pessoas brancas com maior poder, acreditarem que tem posse sobre os demais que não possuem riqueza alguma.
Infere-se, portanto, que são necessárias medidas a serem tomadas. Cabe ao Poder judiciário reforçar as punições que regem em relação as ações preconceituosas citadas acima. Assim, como as instituições de ensino, com o dever de ensinar seus estudantes a tratarem com respeito as diferenças existentes no cotidiano. Sem deixar de lado a mídia, com seu poder de convencimento. Com essas ações, a sociedade brasileira poderá chegar perto das convicções platônicos e, além disso, alcançar o bem-estar social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Racismo e discriminação social no Brasil
por 568yas    - In: Outros temas
0 Respostas 
78 Exibições
por 568yas
Racismo e discriminação social no Brasil
por Yasmin3835    - In: Outros temas
0 Respostas 
68 Exibições
por Yasmin3835
0 Respostas 
104 Exibições
por mottamb
0 Respostas 
98 Exibições
por Eonando10000
Racismo e discriminação social
por Belzinh    - In: Outros temas
0 Respostas 
92 Exibições
por Belzinh
Racismo e discriminação racial
por lilauvcs    - In: Outros temas
0 Respostas 
57 Exibições
por lilauvcs
0 Respostas 
84 Exibições
por netynho12
0 Respostas 
121 Exibições
por yasisntme
Discriminação nas redes sociais
por Ejie    - In: Outros temas
0 Respostas 
55 Exibições
por Ejie
0 Respostas 
205 Exibições
por adazinha

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM