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Por Grimes
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O racismo e a desigualdade social são um dos problemas que assolam o Brasil e o mundo. Isso vem sendo passado de geração para geração, a falta de oportunidades para pessoas negras e pardas é um fator a ser bastante discutido.

Sabemos que o racismo é uma discussão antiga, nossos antepassados sofreram com a repressão escravista, pessoas foram submetidas a torturas assistidas, opressão e muitas foram mortas. Nos dias de hoje a escravidão ganhou uma nova cara, ela vem disfarçada para que assim passe despercebida. Houve um caso de uma senhora, por exemplo, que foi mantida em cárcere privado durante vários anos, a "patroa" prometeu a ela um emprego de carteira assinada, no entanto esse falso emprego não passou de uma emboscada. Empregos com falsas promessas, olhares discriminatórios e julgamentos, são um dos vários preceitos acometidos por pessoas e empresas para contratarem pessoas negras e pardas.

Portanto, é evidente que o racismo e a desigualdade social vem atrelado ao passado. O que deve ser feito são medidas para combater a falta de oportunidades para estas pessoas, como: programas de inclusão social, programas de qualificação, ampliamento de cotas e usar até mesmo os meios de tecnologia para uma maior visibilidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 2. O participante desenvolve texto que não contempla a proposta de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 3. O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Por JOAO155
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