• Avatar do usuário
#38919
O racismo e a discriminação social são problemas recorrentes na história do Brasil. Visto que desde o século XVI,no período colonial,o escravismo foi adotado como forma de produção,explorando de negros e indígenas,sua mão de obra e seus direitos. Os traços da escravidão se faz presente na vida dessa "minoria" até hoje.
O Brasil é um país que não planejou políticas de inclusão e reparação socioeconômica para os escravizados. E a falta deste planejamento fica explícito no estudo feito pelo IBGE,onde mostra que 64% dos desempregados são negros.
Além disso, quando os mesmos são inseridos no mercado de trabalho, recebem menos que as pessoas brancas, independente do nível de instrução. Ainda convém lembrar que,pessoas negras no Brasil são as mais assassinadas,as que possuem menos acesso ao sistema de saúde, as que mais estão presentes no sistema prisional.
Todos esses fatos expõe a persistência da desigualdade racial, presente em todo o país. Criando abismos de oportunidades, tornando os negros sub-representados, em todos os âmbitos da vida social.
Portanto, algo precisa ser feito com urgência para amenizar essa questão. Faz-se necessário que, o Ministério da Cidadania, crie políticas de inclusão, por meio de melhorias nas escolas,faculdades , para que essa grande parcela da população, vista como minoria,tenha maiores oportunidades e mais representatividade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#70161
Recentemente vêm se comentado a questão do racismo e discriminação social ,por conta do cenário em que vivemos.Um assunto um tanto quanto antigo porém ainda praticado pelas pessoas sem a menor preocupação .
E as vítimas que sofrem estes atos são pessoas de classe baixa,negros ás vezes até mesmo analfabetos. O racismo sempre existiu mas nunca se era debatido ou até mesmo comentado ele ocorre de modo que a pessoa que pratica não tem a menor noção de que é um ato racista,só se tem noção quando a lei é aplicada à ela.
Uma das maneiras a serem abolidas o racismo seria por conta de leis mais severas e que realmente funcionam, movimentos sociais,redes sociais também seria uma grande oportunidade de repaçar a informação,pois se todos estivermos cientes de que o racismo ou até mesmo a discriminação social são crimes e existe uma lei não existiria mais porque com o conhecimento adquiríamos a empatia.Não é por conta da cor daquela pessoa ou classe social ela é menor que você ou não merece respeito,muito pelo contrário todos merecemos,devemos buscar sempre o melhor jeito de acabarmos com estes problemas que desde de muito antigamente foram impostos pela nossa sociedade e que nunca foi questionado o porque disto, se era algo necessário.Claramente vemos que é um ato um tanto quanto desnecessário a ser praticado e também devemos ter atenção com relação as crianças que irão ser os adultos do futuro por fim esperamos que eles não cometam os mesmos erros no qual foram cometidos no passado e que infelizmente ainda hoje são cometidos. Temos que ter uma sociedade melhor e sem o racismo e a discriminação social é claro.

bom dia! assim que eu estiver um tempinho, estarei[…]

bom dia, Cauannex li seu texto e deixei minhas ob[…]

O romance filosófico "Utopia&q[…]

Olá Julia16 Erros Acertos e corre&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM