Embora constituição federal alegue que todos têm direito a saúde, educação, moradia, lazer e alimentação, ainda encontram-se pessoas que não possuem esses direitos garantidos, como é o caso da população negra, dessa forma, há uma violação à Declaração Universal dos Direitos do Humanos que diz que todo todo homem é igual em direitos e dignidade.
A população negra também é a parcela mais acometida pela violência e são a maioria a ocupar os presídios. Dados do instituto de pesquisa econômica aplicada e do Fórum Brasileiro de segurança pública mostram que 75% dos casos de homicídio no país são contra pessoas negras. Essa população também é a que tem menos acesso à saúde e educação de qualidade, são muitas vezes valorizadas pela mídia e pelo mercado de trabalho que eles conferem o papel inferior mesmo que apresenta em boas qualificações.
Acerca disso, é necessário que as pessoas deixam de lado a mentalidade preconceituosa que vê a população negra como uma raça inferior, é preciso olhar para as diferenças e ver que elas tornam o indivíduo único, a hierarquia onde os brancos se colocam como seres superiores deve ser quebrada e o governo deve dar mais atenção para essa questão, investindo mais em políticas públicas que venham a garantir os direitos dessa população para que todos compartilhem das mesmas oportunidades.
Corrijam por favor e se possível me dêem dicas de como melhorar nas redações, ficarei muito grata .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.