Avatar do usuário
Por nataliesud
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113112
É notório o aumento contínuo do uso excessivo da internet pela sociedade brasileira. Isso deve ser freado, pois, a população ainda não sabe diferenciar o que é público e o privado na rede e quais os seus limites. Nesse viés, é necessária uma análise dos aspectos que corroboram com essa problemática: as informações pessoais disponíveis na rede e as informações de modo geral.

É indiscutível que a questão sobre as informações pessoais e sua aplicação estejam entre os fatores que atenuam o problema. Nesse contexto, é importante enfatizar que, disponibilizar suas informações, como CPF, em sites não seguros ou não oficiais podem acarretar maior possibilidade de cair em golpes, que poderá usar suas informações para pedir empréstimos em seu nome, clonar cartões e vários outros tipos de golpes. Suas informações e dados são privados, e como tal, deve ser trados com mais seriedade. Com o avanço da tecnologia, nos tornamos mais dependentes da rede, principalmente em consequência da COVID-19, que fez com que tivéssemos que permanecer em casa por um longo período, com isso, aumentou-se à disponibilização dos dados que facilitou a oportunidade de roubo dessas informações. Dessa forma, é prescindível que, tratemos nossas informações com mais seriedade e cautela.

Ademais, é fundamental apontar que as informações de modo geral como impulsionador das informações falsas no Brasil. Segundo a Constituição Federal, todos são iguais perante à lei e possuem os mesmos direitos, como, direito a livre informação. Diante de tal exposto, o acesso às notícias e o seu compartilhamento nas mídias sociais é o alavancador de informações falsas. As informações de modo geral, são públicas e de livre acesso para todos os usuários da internet, contudo a falta de verificação da veracidade da informação é um mal, podendo prejudicar várias pessoas, a exemplo do ocorrido durante a pandemia, que compartilharam informações afirmando que a vacinação era desnecessária e até mesmo que a vacina era uma forma do governo controlar a população, levando várias pessoas acreditarem nessa informação e desejarem não se vacinar. Logo é inadmissível que esse cenário perdure.

Destarte, fica evidente a problemática dos limites entre o público e o privado na rede no Brasil e que, portanto, é necessário mudanças. Para tanto, a implantação de políticas públicas do controle das informações na rede, ajudará a população a se conscientizar e entender que deve-se ter muito cuidado ao usar a internet, evitando que golpes e notícias falsas sejam cada vez menos recorrente na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113457
NOTA FINAL 880!
Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há alguns pontos que precisam ser melhorados para atender aos critérios de correção do Enem.

Em relação ao repertório sociocultural produtivo, você aborda o tema proposto de forma satisfatória. Entretanto, é importante destacar que a sua argumentação poderia ter sido mais consistente se você tivesse utilizado exemplos concretos e dados estatísticos para embasar suas ideias.

Além disso, é necessário prestar mais atenção à coesão textual. É fundamental utilizar conectivos adequados para articular as partes do texto e garantir a fluidez da leitura. Em alguns momentos da sua redação, faltou clareza na conexão entre as ideias apresentadas.

Outro ponto relevante diz respeito à proposta de intervenção. Embora você tenha elaborado uma sugestão coerente para solucionar o problema discutido no texto, seria interessante detalhar um pouco mais os aspectos práticos dessa intervenção — como ela seria implementada na prática? Quais seriam os agentes responsáveis por colocá-la em prática?

Por fim, vale lembrar que é essencial revisar cuidadosamente o seu texto antes de entregá-lo — isso ajuda a evitar erros gramaticais e ortográficos que podem prejudicar a compreensão das suas ideias pelo avaliador.

Espero ter ajudado! Lembre-se sempre de praticar bastante a escrita e buscar referências confiáveis sobre os temas que irá abordar nas suas redações.

Sua redação contém 18 desvios!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
67 Exibições
por jhensuel
0 Respostas 
53 Exibições
por Cipullo
0 Respostas 
12 Exibições
por yasminbcruz
0 Respostas 
107 Exibições
por nandaramalho
0 Respostas 
77 Exibições
por Erick1723
0 Respostas 
52 Exibições
por Kakahuuu668
0 Respostas 
201 Exibições
por mklaraaa
0 Respostas 
16 Exibições
por sara97iw
1 Respostas 
108 Exibições
por Casey12
0 Respostas 
151 Exibições
por T4ci

Oi, studymalus . A demanda por correç&otil[…]

Saúde Mental Redação

Oi, RaphoBrabo . Mantenho minha dica sobre desdob[…]

Manipulação Dados Redação

Oi, RaphoBrabo . A demanda por correç&otil[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM