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Por clarabrillar
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#127578
Na constituição da república, no Art. 1°, inciso III, consta-se que o acesso a água potável e ao saneamento básico é assegurado a "dignidade do cidadão e humanidade" Constando também ao meio ambiente sustentável, assegurando no Art. 225. Com isso, o saneamento básico passa por fatores sociais, econômicos e políticos.
Diante desse cenário, podemos citar que devido a segregação socioeconômicas e infraestruturais, grandes taxas de cidadãos não usufruem destes acessos. Podendo citar também, que 35 milhões de brasileiros e que 48% das regiões brasileiras ainda não se utilizam de água tratada e de coleta de esgotos, de acordo ao presidente executivo do instituto Trata Brasil.
É de crucial importância refletir, sobre tal acontecimento. "Brumadinho", que devido as situações de desgastes de infraestrutura, em que lhe necessitava atenção do Estado. Ocorreu um acidente em que devastou cidadãos de "Brumadinho". Além disso, milhões gastos em internações causadas por doenças patológicas decorrente do saneamento inadequado. "Como vamos construir um país realmente desenvolvido nesta situação?" Comenta Edíson.
Portanto, o poder público tende a ter uma atenção maior para as regiões com altas taxas dessa problemática. Com isso, criando suportes com uma infraestrutura preparada e conduzindo por meios digitais as devidas situações para que outros cidadãos brasileiros também possam estar cientes das situações citadas e poder ajudar. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para uma realidade distante da problemática apresentada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por comeMED
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#127627
Olá, Clara! Tudo bem?

Aqui está sua correção:


Sobre sua introdução, gostaria de analisar a partir de três pontos:

Coerência e concisão: sua introdução está confusa devido a desconexão de ideias, o que compromete entendimento pleno do leitor.

Objetividade:falta linguagem clara e objetiva.

Ausência de tese: não há opinião nela

Reformulei sua redação, adicionando objetividade e tese. Veja:

No artigo 1° da Constituição Cidadã de 1988, é assegurado os direitos de água potável e de saneamento básico a todo brasileiro. Contudo, ao se observar o cenário atual, em que o acesso a esses direitos fundamentais tem sido negligenciado por parte do governo, nota-se a urgência de reverter esse cenário. Para isso, primeiramente, cabe analisar os fatores socioeconômicos que contribuem para permanência dessa situação.

tese em verde


Seu desenvolvimento também está desconexo. Além disso, falta argumento. Está puramente expositivo.

Na sua introdução você falou sobre fatores socioeconômicos, o desenvolvimento seria o momento ideal para explanar eles; em que sentido esses fatores contribuem para tal situação? Como isso afeta a sociedade? Por que esse problema persiste?



Sua conclusão está cheia de lacunas. As possíveis perguntas que o corretor faria não estão sendo respondidas por ela. Veja:

Portanto, o poder público tende a ter uma atenção maior para as regiões (quais regiões?) com altas taxas dessa problemática. Com isso, criando (quem? o prefeito? o governador? o ministro da saúde?) suportes (que tipo de suporte?) com uma infraestrutura preparada (o que seria uma infraestrutura preparada? explique) e conduzindo por meios digitais (o meio digital é o melhor ambiente para resolver um problema material? fica a questão) as devidas situações (quais situações?) para que outros cidadãos brasileiros também possam estar cientes das situações citadas e poder ajudar. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para uma realidade distante da problemática apresentada.


Na conclusão, busque sempre responder a sequência: agente/ação/meio/modo/finalidade


Nesse último momento, gostaria de ressaltar que fiz uma análise puramente estrutural, sem me preocupar com a gramática e a semântica.

Clara, o vestibular é um caminho árduo, mas é possível superá-lo. Por isso, não deixe os obstáculos limitá-la. Sucesso!
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Por comeMED
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#127636
@comeMED,
comeMED escreveu:Olá, Clara! Tudo bem?

Aqui está sua correção:


Sobre sua introdução, gostaria de analisar a partir de três pontos:

Coerência e concisão: sua introdução está confusa devido a desconexão de ideias, o que compromete entendimento pleno do leitor.

Objetividade:falta linguagem clara e objetiva.

Ausência de tese: não há opinião nela

Reformulei sua redação, adicionando objetividade e tese. Veja:

No artigo 1° da Constituição Cidadã de 1988, é assegurado os direitos de água potável e de saneamento básico a todo brasileiro. Contudo, ao se observar o cenário atual, nota-se que o acesso a esses direitos fundamentais tem sido negligenciado por parte do governo, evidenciando a urgência de reverter esse cenário. Para isso, primeiramente, cabe analisar os fatores socioeconômicos que contribuem para permanência dessa situação.

tese em verde


Seu desenvolvimento também está desconexo. Além disso, falta argumento. Está puramente expositivo.

Na sua introdução você falou sobre fatores socioeconômicos, o desenvolvimento seria o momento ideal para explanar eles; em que sentido esses fatores contribuem para tal situação? Como isso afeta a sociedade? Por que esse problema persiste?



Sua conclusão está cheia de lacunas. As possíveis perguntas que o corretor faria não estão sendo respondidas por ela. Veja:

Portanto, o poder público tende a ter uma atenção maior para as regiões (quais regiões?) com altas taxas dessa problemática. Com isso, criando (quem? o prefeito? o governador? o ministro da saúde?) suportes (que tipo de suporte?) com uma infraestrutura preparada (o que seria uma infraestrutura preparada? explique) e conduzindo por meios digitais (o meio digital é o melhor ambiente para resolver um problema material? fica a questão) as devidas situações (quais situações?) para que outros cidadãos brasileiros também possam estar cientes das situações citadas e poder ajudar. Feito isso, a sociedade brasileira poderá caminhar para uma realidade distante da problemática apresentada.


Na conclusão, busque sempre responder a sequência: agente/ação/meio/modo/finalidade


Nesse último momento, gostaria de ressaltar que fiz uma análise puramente estrutural, sem me preocupar com a gramática e a semântica.

Clara, o vestibular é um caminho árduo, mas é possível superá-lo. Por isso, não deixe os obstáculos limitá-la. Sucesso!
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