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Por romsmartins
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#61019
Diante de tantas formas de sociabilização a liberdade de expressão e exposição na internet no século XXI, tem se tornado motivo de discórdias, intrigas e até mesmo agressões físicas, trazendo a tona a seguinte questão: Qual é o limite entre o público e o privado?
A liberdade que as redes sociais tecnicamente trazem consigo, também trazem problemas pessoais e exposição de vários tipos, desde pornografia a pedófilia.
A falta de conceitos para a educação na rede virtual traz juntamente, notícias como roubo de dados pessoais e bancários, e exposição do direito a privacidade.
No momento em que se aceita os termos e condições para acesso em uma ou outra rede social, o usuário se torna vulnerável a todo tipo de danos do qual pode nunca mais se livrar. Ninguém lê os termos e condições das redes sociais.
Uma política de conscientização sobre o que se deve ou não ser compartilhado publicamente deveria ser levado a sério, pois assim como um reality show, estamos expostos vinte e quatro horas por dia.
Medidas de proteção de dados ajudariam os usuários das redes a se manterem seguros e assim evitariam problemas como os que aconteceram com os dados do Facebook e WhatsApp nos últimos anos. O Brasil tem a internet mais cara e a pior de todo o mundo, e não tem políticas severas contra cyberbullying ou outros crimes cibernéticos. Enquanto isso o Brasil navega nas mãos ao bel prazer das grandes corporações, e sem saber como agir em casos de crimes virtuais. Até quando?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Ashiley
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#61528
romsmartins escreveu:@Ashiley, pode dar uma olhada no meu texto quando puder? 🙏🏻❤️
Posso, irei comentar agora.
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Por Ashiley
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#61531
@romsmartins, aqui está!

Observação 1: logo de início percebi que você escreveu seu texto em 6 parágrafos, certo? Caso a divisão não seja assim, me avise. No entanto, pela forma como está escrito parece ser dividido em 6 mesmo.
Observação 2: Geralmente o texto dissertativo argumentativo do Enem é feito em apenas 4 ou 5 parágrafos, sendo 1 de introdução, 2 de desenvolvimento e 1 de conclusão. Em alguns casos 3 de desenvolvimento, mas te aconselho a fazer 2!
Observação 3: Tente treinar temas mais específicos que mostrem de cara um problema. "Só pro meu prazer" não mostra um problema de fato já adiantado em tema, entende? Vamos lá aos comentários!


Introdução
Diante de tantas formas de sociabilização (1) a liberdade de expressão e exposição na internet no século XXI, tem se tornado motivo de discórdias, intrigas e até mesmo agressões físicas, trazendo a tona a seguinte questão: Qual (2) é o limite entre o público e o privado (3)?
1 - Creio que aqui há uma vírgula
2 - Deve ser usada letra inicial minúscula após dois pontos nesse caso
3 - Pode ser um tipo de estratégia, mas evite usar perguntas na redação, traga respostas e sua opinião!
Observação: acredito que sua introdução acabe aí. Senti falta de um repertório concreto como estratégia para abertura do texto e além disso senti falta da problematização mais enfatizada e da sua tese explícita, citando os dois argumentos que posteriormente desenvolverá nos desenvolvimentos.


Desenvolvimento 1
(4) A liberdade que as redes sociais tecnicamente trazem consigo, também trazem problemas pessoais e exposição de vários tipos, desde pornografia a pedófilia (5).
4 - Use um conectivo de início que tenha sentido de iniciamento.
5 - O certo é "pedofilia"
Observação: acredito que seu desenvolvimento 1 acabe aqui. É um parágrafo muito pequeno e feito apenas em um único período... Isso é ruim. Siga a seguinte microestrutura: tópico frasal, repertório, argumentação e fechamento. Lembre-se de usar outras áreas do conhecimento para embasar suas informações.


Desenvolvimento 2
(6) A falta de conceitos para a educação na rede virtual traz juntamente, notícias como roubo de dados pessoais e bancários, e exposição do direito a privacidade.
6 - Use um conectivo de adição.
Observação: novamente um parágrafo pequeno que não segue a microestrutura dada acima. Não possui também nenhum repertório para embasar o que você diz e está um tanto quanto expositivo.


Desenvolvimento 3
(7) No momento em que se aceita os termos e condições para acesso em uma ou outra rede social, o usuário se torna vulnerável a todo tipo de danos do qual pode nunca mais se livrar. Ninguém (8) lê os termos e condições das redes sociais.
7 - Use conectivo de adição
8 - Não use palavras como "ninguém", "nunca", "sempre" na redação, pois assim está generalizando muito. Quem me garante que ninguém, ninguém mesmo lê os termos e condições das redes sociais? Ao menos algumas pessoas pode ser que leem.
Observação: digo o mesmo dos parágrafos anteriores.


Desenvolvimento 4
(9) Uma política de conscientização sobre o que se deve ou não ser compartilhado publicamente deveria ser levado (10) a sério, pois assim como um reality show, estamos (11) expostos vinte e quatro horas por dia.
9 - Use conectivo de adição.
10 - O certo é "levada
11 - Seja impessoal. Use terceira pessoa!
Observação: mesma coisa dos parágrafos anteriores.


Conclusão
(12) Medidas de proteção de dados (13) ajudariam os usuários das redes a se manterem seguros e assim evitariam problemas como os que aconteceram com os dados do Facebook e WhatsApp nos últimos anos (14). O Brasil tem a internet mais cara e a pior de todo o mundo, e não tem políticas severas contra cyberbullying ou outros crimes cibernéticos. Enquanto isso o Brasil navega nas mãos ao bel prazer das grandes corporações, e sem saber como agir em casos de crimes virtuais. Até quando?(15)
12 - Use conectivo de conclusão
13 - Ação
14 - Efeito
15 - Não é interessante fazer perguntas
Observação: Na conclusão o que deve ser feito é uma proposta de intervenção contendo 5 elementos: ação, agente, meio, efeito e detalhamento. Só identifiquei a ação e o efeito na sua...


Estude pontuação, estude a estrutura do texto, a microestrutura dos parágrafos, repertórios, como fazer uma proposta de intervenção, como argumentar, quais conectivos usar e seja impessoal. Estude esses tópicos e continue a produzir redações, faça comentários nos textos de outras pessoas também, pois assim se aprende muito. Seja persistente e alcançará bons frutos, bons estudos... espero ter contribuído para sua aprendizagem :D
Atenciosamente,
Ashiley
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Por romsmartins
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#61571
Obrigada @Ashiley, ficarei mais atenta quanto as competências...
Não está muito fácil pra mim conseguir associar coesão, coerência e todos os pensamentos e ideias em 30 linhas...
Me sinto amarrada...
Obrigada por sua análise, vou procurar ler outras redações, me inspirar e evitar tantos parágrafos...

🙏🏻❤️ Gratidão
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Por Ashiley
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#61579
romsmartins escreveu:Obrigada @Ashiley, ficarei mais atenta quanto as competências...
Não está muito fácil pra mim conseguir associar coesão, coerência e todos os pensamentos e ideias em 30 linhas...
Me sinto amarrada...
Obrigada por sua análise, vou procurar ler outras redações, me inspirar e evitar tantos parágrafos...

🙏🏻❤️ Gratidão
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