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Por leticiaog
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#125383
A Constituição Federal diz, em seu artigo 6°, que todos têm direito ao trabalho digno e igualitário. Entretanto, infelizmente, tais condições não são positivas para toda a população. Diante disso, um exemplo transparente é a questão dos desafios para o enfrentamento da invisibilidade de cuidado realizado pela mulher, os quais são reforçados pela escassez de leis trabalhistas, gerando, assim, diversas consequências para com as vítimas.

De início, é necessário destacar a importância dos afazeres domésticos e das tarefas de cuidado realizadas pelas mulheres na economia do país. No entanto, através da falta de leis e políticas públicas adequadas, há uma invisibilidade na remuneração da figura feminina. Sob essa ótica, de acordo com a Folha de São Paulo, 67% das mulheres que limpam, passam, cozinham e que cuidam das pessoas mais velhas, não são remuneradas ou são mal pagas. Nesse sentido, esses dados reforçam, por meio do preconceito e da visão estereotipada, o quanto o gênero feminino está sujeito à desigualdade. À vista disso, as vítimas continuam marginalizadas, culpabilizadas, violentadas e, no limite, incluídas precariamente de seus direitos. Logo, é inadmissível que esse cenário perdure.

Ademais, também é importante evidenciar as principais consequências da invisibilidade do trabalho feminino. Nessa perspectiva, segundo o médico Drauzio Varella, "Pela sobrecarga física e emocional, as mulheres adoecem cada vez mais". Diante desse exposto, a frase dita pelo profissional revela, através das percepções sociais e da forma como a mulher se encaixa na sociedade, a dificuldade da vítima em expor suas vulnerabilidades e a luta pela busca de seus direitos. Nesse contexto, por meio da estagnação de suas emoções, a figura feminina acaba entrando em um processo de depressão e, permanentemente, à cultura patriarcal, a qual é usualmente contemporânea e desgastante. Dessa forma, é de extrema urgência a mudança desse panorama.

Portanto, medidas equilibradas, devem ser efetivadas. Cabe ao Estado- instituição garantidora dos direitos da pessoa em sociedade-, por meio das ações interventivas dos órgãos governamentais, como o Ministério Público, promover iniciativas eficazes para a boa distribuição e para a igualdade salarial, a fim de diminuir as enfermidades. Assim, serão garantidos todos os direitos previstos no artigo 6° da Constituição Federal. :lol:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Luscano
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#125395
Boa noite! Posso sim! Sua redação está muito boa, parabéns!

Notei apenas um pequeno desvio no início da conclusão, em que você separou por vírgula o sujeito do predicado. Mas a competência 1 tolera até 2 desvios gramaticais e uma falha sintática. Portanto, você está dentro do padrão.

Achri que faltou um pouco de argumentação no D1, percebes que o repertório ocupou mais espaço que os argumentos? Também, na introdução, você diz sobre as leis trabalhistas, mas não retoma com uma proposta para esse problema (isso é cobrado na C3). Então há algumas lacunas na sua argumentação, portanto, você ficaria com uns 160 nessa competência.

Também achei que a conclusão ficou muito enxuta, daria para desenvolver mais.

De resto, está perfeito! Parabéns!

Total: 960.
1
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Por Luscano
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#125396
Ah, me esqueci de destacar que o INEP ainda não realizou o treinamento dos corretores. Então tomei como base a edição passada. Logo, isso é apenas uma estimativa e a nota pode variar.
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