A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade. Segundo um relatório divulgado pela UNESCO, 258 milhões de crianças não tiveram acesso à educação no ano de 2018, tendo a pobreza e a discriminação como principais obstáculos. Fora essas crianças que não têm acesso à instituição de ensino, aquelas de baixa renda que conseguem ir à escola, ainda enfrentam dificuldades como a falta de materiais adequados e um tempo extra para estudar fora do horário de aula, já que muitas dessas crianças precisam ajudar os pais em casa para que eles possam trabalhar para sustentarem a sua família.
Faz-se indispensável, ainda, evidenciar que os cortes de verbas das instituições públicas é um fator que agrava a qualidade do ensino e consequentemente o processo de aprendizado. Paulo Freire disse uma vez a seguinte frase “Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo”. Crianças e adolescentes tem direito a uma educação de qualidade, onde possam aprender de maneira dinâmica e divertida, pois assim iriam querer sempre aprender mais. Porém, os professores da rede pública de ensino enfrentam todos os dias dificuldades para dar aulas com o que possuem, já que não se tem condições de adquirirem materiais apropriados.
Portanto, é indiscutível, que a educação é a base para as modificações sociais no Brasil. Para solucionarmos os problemas e ter uma educação de qualidade e acessível a todos, o Ministério da Educação deve apresentar uma grade curricular onde sejam discutidos, através de debates, temas que são importantes para construção de uma sociedade mais aberta a conhecer algo novo e buscar sempre mais conhecimento. O Governo deve investir em construções de escolas públicas em todos os bairros do Brasil, para que assim todas as crianças e jovens tenham acesso à educação, que é um direito de todos. Com essas ações, mais crianças e jovens poderão através da educação, tornar o mundo um lugar melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada