Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#38820
O grande filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Portanto, podemos pensar em como a educação pode transformar a sociedade e como a falta dela pode impossibilitar que uma parcela da população construa um futuro melhor. Nesse contexto, não há dúvidas de que mudar o status social através da educação, seja um desafio no Brasil, o qual ocorre devido não só a desigualdade social, mas também pelos cortes de verbas destinadas à educação pública.

A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma sociedade. Segundo um relatório divulgado pela UNESCO, 258 milhões de crianças não tiveram acesso à educação no ano de 2018, tendo a pobreza e a discriminação como principais obstáculos. Fora essas crianças que não têm acesso à instituição de ensino, aquelas de baixa renda que conseguem ir à escola, ainda enfrentam dificuldades como a falta de materiais adequados e um tempo extra para estudar fora do horário de aula, já que muitas dessas crianças precisam ajudar os pais em casa para que eles possam trabalhar para sustentarem a sua família.

Faz-se indispensável, ainda, evidenciar que os cortes de verbas das instituições públicas é um fator que agrava a qualidade do ensino e consequentemente o processo de aprendizado. Paulo Freire disse uma vez a seguinte frase “Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo”. Crianças e adolescentes tem direito a uma educação de qualidade, onde possam aprender de maneira dinâmica e divertida, pois assim iriam querer sempre aprender mais. Porém, os professores da rede pública de ensino enfrentam todos os dias dificuldades para dar aulas com o que possuem, já que não se tem condições de adquirirem materiais apropriados.

Portanto, é indiscutível, que a educação é a base para as modificações sociais no Brasil. Para solucionarmos os problemas e ter uma educação de qualidade e acessível a todos, o Ministério da Educação deve apresentar uma grade curricular onde sejam discutidos, através de debates, temas que são importantes para construção de uma sociedade mais aberta a conhecer algo novo e buscar sempre mais conhecimento. O Governo deve investir em construções de escolas públicas em todos os bairros do Brasil, para que assim todas as crianças e jovens tenham acesso à educação, que é um direito de todos. Com essas ações, mais crianças e jovens poderão através da educação, tornar o mundo um lugar melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Democratização do desenvolvimento N[…]

O início do século XX foi marcado pe[…]

A Conquista dos direitos indígenas previsto[…]

Olá, poderia corrigir minha redaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM