Avatar do usuário
Por Annie1997
Quantidade de postagens
#116622
No auge da indústria cinematográfica de Hollywood, durante o século XX, o cigarro era um elemento fundamental presente em quase todos os protagonistas e antagonistas dos filmes, visto que estava relacionado a um ideal de juventude, liberdade e rebeldia às normas sociais, tornando-se um símbolo de glamour perante o público. Em consonância com o evento histórico, observa-se o decadente cenário brasileiro, pois, atualmente, da mesma forma que foi exposto nos cinemas, o exibicionismo do cigarro eletrônico nos meios de comunicação e as consequências para a saúde da população são impasses para o bem-estar social. Nessa perspectiva, é indubitável discutir sobre a manipulação midiática, bem como sobre a falta de informação.

Em primeiro lugar, no que se refere ao panorama supracitado é relevante frisar o quanto as mídias são falhas ao propagarem os vapes e submeterem a nação aos óbices do uso desse produto. Paralelo a isso, o escritor indiano George Orwell retrata em "1984" um Estado totalitário que, diariamente, controla e manipula todo tipo de informação a fim de moldar a opinião pública a favor do Estado. Sob esse viés, ao utilizar propagandas e estratégias de marketing — a exemplo, o uso de influenciadores digitais —, o vaporizador de nicotina passa a ser disseminado como uma "alternativa saudável para o cigarro tradicional" e em virtude da própria manipulação, os veículos de comunicação banalizam fatos científicos que comprovam os perigos para a saúde dos indivíduos e os incluem em uma "bolha" onde o e-cig é atraente e seguro. Logo, o pensamento de Orwell, em "1984", é condizente com a realidade.

Simultaneamente, vale ressaltar que a falta de informação é fruto da manipulação da mídia e também uma impulsionadora da exposição do dispositivo eletrônico de vaporização e das implicações para a integridade dos indivíduos. Tal fato, é análogo à frase do sociólogo francês Émile Durkheim, a qual ele alega que "O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende". Desse modo, enquanto as plataformas midiáticas não mencionam os danos causados de uso dos vapes, a sociedade desconhece os riscos, justamente, por não usufruir do conhecimento necessário para distinguir os perigos e restringir a exposição do cigarro eletrônico nos meios de comunicação. Portanto, é imprescindível a necessidade de uma intervenção.

Destarte, urge que o Ministério da Saúde — órgão responsável pela saúde no país — crie campanhas publicitárias, por meio de verbas governamentais, a fim de explicar os riscos acerca do cigarro eletrônico, evitando a manipulação. Ademais, cabe ao Ministério das Comunicações disseminar campanhas nas redes sociais, com o intuito de conscientizar a população e diminuir a carência de informação. Após tais medidas, será possível minimizar o glamour associoado aos vapes como difundido na 7° arte e os danos ao bem-estar social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Annie1997
Quantidade de postagens
#116623
Alguém poderia, por favor, corrigir minha redação?
0
Avatar do usuário
Por sammmmm
Quantidade de postagens
#117297
excelente! eu apenas tomaria cuidado com a construção dos parágrafos.
normalmente eles tem três períodos que são; iniciação, desenvolvimento e conclusão e eu senti falta de uma conclusão mais elaborada no primeiro.
"Nessa perspectiva, é indubitável discutir sobre a manipulação midiática, bem como sobre a falta de informação." poderia ter mais especificidade.
mas de toda forma você conseguiu retornar os temas que foram ditos no paragrafo de introdução, então é só um detalhe que resolvi trazer.
(eu não sou especialista nem nada, então desculpe qualquer erro, mas continue assim, a estrutura da redação e os argumentos estão muito bons! :) )
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
300 Exibições
por PedroAlex
0 Respostas 
203 Exibições
por anamclara650
0 Respostas 
191 Exibições
por walcr
0 Respostas 
111 Exibições
por Nahh28
0 Respostas 
50 Exibições
por gustavokksj
0 Respostas 
145 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
114 Exibições
por KARLALOPEZ
2 Respostas 
1287 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
102 Exibições
por mada111
Uso de cigarro eletrônico pelos jovens
por Fabi0610    - In: Outros temas
0 Respostas 
270 Exibições
por Fabi0610

besourokafka - Sua introdução ap[…]

Felipe082 Maxy Alunaaaamed Casey12 Ke[…]

Obesidade é uma doença

A obesidade é um problema. Para muitos a […]

besourokafka Tati14 elloysa filipediasx 0[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM