A princípio, é fulcral relatar a negligência estatal em colaborar com esse cenário. Segundo o pensador Roman Krznaric, ter empatia com próximo é a melhor maneira de mudar o mundo. Porém, ao analisar o ínfimo investimento governamental voltado para distrações dos idosos e a infraestrutura das cidades, é possível perceber uma oposição ao pensamento de Roman. Por conseguinte, os idosos do país sofrem com desgaste provocado pelo isolamento involuntário, o que acarreta limitações físicas e mentais, sendo as mais recorrentes: perdas sucessivas de vínculos afetivos, sensação de inutilidade, solidão, perda dos movimentos ou até chegam
a falecer.
Ademais, o comportamento individualista por parte do corpo familiar, normalmente dos filhos e netos, atua como hábito a ser combatido para que haja integração dos idosos no meio social. Nesse aspecto, o escritor Willian Hazlitt, familiariza o preconceito e a ignorância com grau de parentesco bem próximo. Diante disso, é notório, uma incoerência na mentalidade dos jovens e adultos, especialmente nas condutas desrespeitosos, os quais, são motivados pela falta de sintonia social, não respeitando a lei voltada aos mais velhos, a terceira idade é considerada um obstáculos que limita a fluidez da coletividade.
Portanto, para a efetiva inclusão dos idosos ao convívio social, medidas governamentais serão necessárias. Posto isso, cabe ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, responsável por aperfeiçoar a igualdade brasileira, atuar em favor da ampliação de espaços públicos para terceira idade e aumentar a infraestrutura das cidades para inclusão dos idosos nas ruas, sem que haja perigo. Tais ações, pode ser concretizadas por meio da aplicabilidade do art.4°, criando espaços que seja favorável a idade avançada e aos cuidados necessários dos idosos, precavendo doenças condizentes ao isolamento, com o fito de excluir o sentimento de angústia e incentivá-los a exercer sua função social. Somente assim, o país considerado acolhedor poderá gozar da Constituição brasileira e de uma sociedade menos negligenciadora.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 197
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.