• Avatar do usuário
#83086
Segundo o filme "Lion - Uma jornada para casa", na qual retrata um pequeno garoto indiano, Saroo, pela busca incansável de seus familiares, logo após aproximadamente, 20 anos decide procurar novamente sua família biológica. Como retratado na trama, este menino não havia o conhecimento da pronúncia de seu nome, portanto todos que tentaram ajudá-lo não conseguiram, devido ao fato de Saroo não conter registro de seu nome. Em consonância com a realidade de Saroo, está a de inúmeras crianças e adultos brasileiros, à medida que há um número maior de cidadãos de baixa renda sem o Cadastro no Banco Nacional de Dados. Isso ocorre tanto pela falta de informações e conhecimentos, quanto pela descriminação com relação a essas pessoas.
Primordialmente, vale ressaltar a falta de informações sobre a importância de possuir o documento comprobatório da existência como cidadão é um dos principais causadores da problemática, mediante a pensadora Djamila Ribeiro "Faz-se necessário retirar uma situação da invisibilidade, para que soluções sejam resolvidas". Paralelamente, vê-se principalmente as maiores taxas de pessoas sem certidão de nascimento na Região Nordeste pois há maior quantidade de pessoas de baixa renda, no qual não possuem acesso a tecnologia portanto não adquirem conhecimentos de seus direitos e deveres, visto que deve-se ter o conhecimento dessas obrigações desde a infância.
Ademais, de acordo com a época da escravidão, faz-se presente escravos que não lhe concebiam direitos, nem mesmo recebiam nomes próprios, isso se deve a descriminação contra os mesmos. Além disso, frequentemente ocorre essas atitudes na população brasileira, pois há o preconceito contra pessoas que não foram analfabetizadas ou não conhecem sobre este empecilho.
Urge, através dos meios midiáticos - principal acesso de comunicação - através de notícias e informações precisas à toda população brasileira, a fim de promover a importância de autodeclaração desde o começo da vida, além de propagar o desaparecimento do preconceito contra os menos informados. Cabe, também, ao Ministério Público por meio de projetos governamentais aos mais necessitados, a isenção do pagamento de taxa para a certidão. Só assim, será possível observar-se outras realidades diferentes de Saroo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM