• Avatar do usuário
#82535
A constituicao fedreal de 1989 documento jundico mais importante do país - restituiu a democracia e promoveu a cidadania, garantindo direitos individuais e sociais. Conqual, tal direito não tem se manifestado de forma eficaz no pratica, quando se observa a garantia de acesso à cidadania no Brasil,dificultando deste modo a universalização desse direito social tão importante.Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a analis de omissão do estado e da indiferença da sociedade.
Em uma primeira analise, deve-se ressaltar a ausencia de medidas governamentais para combater o número de pessoas sem registro. Essa conjuntura segundo as ideias do filosofa contratualista John Lock, configura-se como uma violação do "contrato social", a que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos, indispensáveis, como o direito a educação, saúde e bem estar social, o que é evidente no país. Nesse sentido, segundo dados do IBGE cerca de milhoes de brasileiros não tem registro de nascimento.
Ademais é fundamental aportar os milhões de brasileiro que precisam de ajuda financeira no brasil e não consegue pois, nao existem como impulsonador da falta de direilo a cidadania no Brasil. Segundo o artigo 1° da Declaração universal dos Direitos Humanos-todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito. Diante de tal exposto é uma armadilha perversa de exclusão e desigualdade que começa deixar marcas desde cedo. Logo e inadimissivel que esse cenario continue a penduar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater o número de pessoas sem registro. Para isso e impreencidivel que o Governo Federal por intermedio do seu poder, bicameral legislativo, de criar uma lei que obrigue as governos estaduais a apresentar projetos para registrar cidadãos não registrados e demais cidadãos que nascerão, a fim de todos tenham seu direitos iguais. Assim será consolidada uma sociedade mais harmonica, em que o Estado desempenha corretamente seu "contrato social" tal como afirma John Lock.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

RubiArtes ,

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM